Você já ouviu falar em OKR (Objectives and Key Results)? OKR é um método para a criação de metas utilizado por diversas empresas de sucesso, inclusive o Google, e que promete aumentar o foco e o engajamento de sua equipe de maneira fácil e rápida.
Agora que você já entendeu o conceito do OKR, vamos explicar um pouco sobre como ele funciona e como você pode implementá-lo em sua empresa.
O método OKR é muito simples e administra apenas dois itens: objetivos e key results. Veja abaixo como cada um deles deve ser determinado.
Definição de objetivos
Os objetivos definidos por meio dessa estratégia podem ser subjetivos e apenas qualitativos. Ou seja, você pode estabelecer como objetivo, por exemplo, aumentar o engajamento do público, tornar-se referência no segmento, melhorar a satisfação do consumidor, etc.
É importante que o objetivo escolhido seja motivador e impactante para a sua equipe, aumentando a produtividade de todos.
Estabelecimento de Key Results
Key Results nada mais são do que as métricas que você e sua equipe vão escolher para identificar se os objetivos determinados estão sendo atingidos, tornando-os quantitativos.
Ou seja, você vai escolher entre três e cinco métricas — que devem ser acompanhadas semanalmente, de preferência — para medir os seus resultados. Veja um exemplo abaixo.
Objetivo:
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melhorar a satisfação do consumidor.
Key Results:
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aumentar a porcentagem de recompra de 30% para 50%;
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conseguir 25 avaliações positivas na página da empresa;
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aumentar em 20% o número de indicações.
Esse é um exemplo simples de como colocar o método OKR em prática, porém existem inúmeras outras métricas para mensurar os resultados da sua empresa, diante dos objetivos traçados.
Vantagens do método OKR
Ainda não está convencido de que o OKR pode ser útil em seu negócio? Listamos as principais vantagens que o uso dessa estratégia pode gerar para uma empresa. Confira!
Mais praticidade
Muitas vezes o objetivo geral da empresa se apresenta de forma tão distante para seus colaboradores que todos os processos acabam ficando cansativos, o que gera a sensação de que os resultados nunca serão alcançados.
Com o método OKR, é possível resolver isso de forma bastante prática, pois cada time, dentro da sua organização, pode definir os seus objetivos e keys results. Inclusive, cada colaborador pode ter os seus próprios.
Sendo assim, os profissionais vão trabalhar com pequenos objetivos — muito mais palpáveis — e que, quando unidos ao todo, possibilitarão o atingimento dos objetivos gerais da instituição. Isso é valorizar de verdade o trabalho em equipe!
Transparência nos processos internos
Um dos grandes pontos que diferencia o método OKR dos demais métodos de definição de metas é a transparência.
Dizemos isso porque, com o OKR implementado, todos têm acesso às metas criadas em todos os setores, por meio da intranet da empresa, por exemplo. Isso promove o alinhamento, aumenta o sentimento de pertencimento à equipe e valoriza bastante a cultura organizacional da instituição.
Metas mais dinâmicas
Os profissionais recomendam que as metas definidas pelo OKR sejam revisadas e alteradas a cada três meses. Dessa maneira, elas se tornam muito mais dinâmicas e fica mais fácil identificar onde estão os erros e acertos de sua equipe, a fim de, a partir disso, criar ações mais assertivas.
O dinamismo desse processo proporciona um ambiente mais participativo e criativo, trazendo muito mais inovação na resolução de problemas e na tomada de decisões da sua empresa.
Já conhecia ou aplicava o método OKR em sua empresa? Deixe aqui seu comentário nos contando o que você achou!