Fazer um intercâmbio voluntário pode ter um peso importante em um currículo. Para poder se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, é essencial incluir a sua experiência internacional e as habilidades adquiridas durante o tempo fora do país, para que essa experiência se torne definitivamente um diferencial.
O intercâmbio é uma experiência pessoal e cultural que todo mundo deveria vivenciar. Uma oportunidade como essa te ajuda a crescer, mudar a maneira como você pensa, e principalmente aprender novas culturas. E por isso, vou te contar como incluir tudo isso em um currículo. Vem comigo!
Primeiro: onde eu acrescento a experiência internacional?
A resposta é bem simples. Se você viajou com o Voluntário Global, você acrescenta em trabalhos voluntários. Caso sua viagem tenha sido como Talento Global ou Professor Global, ambos entram em experiência profissional.
O fundamental aqui é apresentar uma breve descrição do tópico utilizado para agregar mais valor ao seu currículo. Primeiramente, descreva para onde você foi, o que fez, quais trabalhos realizou e assim por diante, coloque tudo que entenda ser essencial para enriquecer sua experiência.
Aposte nas habilidades adquiridas durante o intercâmbio
Uma maneira muito boa de usar o intercâmbio no currículo, é incluir suas habilidades pessoas. Escolha no máximo cinco de suas melhores qualidades e acrescente como adquiriu elas e como elas contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para fortalecer a sua vivência profissional, mas também demonstrar capacidade no futuro emprego, priorize as habilidades que você pode encaixar em situações do cargo. Assim quando o entrevistador ler seu currículo, ele vai ficar curioso para saber mais sobre sua experiência e como essas habilidades te ajudaram durante a viagem.
E aí, gostou de saber como incluir seu intercâmbio no currículo? Conta para a gente aqui nos comentários para onde você gostaria de fazer sua viagem!
Quer impactar o mundo e seu futuro? Com a AIESEC você pode se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, entre no nosso site e inscreva-se no comitê local mais próximo de você!
Por Gabrielle Aguiar