Como colocar sua experiência internacional no currículo?

Fazer um intercâmbio voluntário pode ter um peso importante em um currículo. Para poder se destacar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, é essencial incluir a sua experiência internacional e as habilidades adquiridas durante o tempo fora do país, para que essa experiência se torne definitivamente um diferencial.

O intercâmbio é uma experiência pessoal e cultural que todo mundo deveria vivenciar. Uma oportunidade como essa te ajuda a crescer, mudar a maneira como você pensa, e principalmente aprender novas culturas. E por isso, vou te contar como incluir tudo isso em um currículo. Vem comigo!

Primeiro: onde eu acrescento a experiência internacional?

A resposta é bem simples. Se você viajou com o Voluntário Global, você acrescenta em trabalhos voluntários. Caso sua viagem tenha sido como Talento Global ou Professor Global, ambos entram em experiência profissional.

O fundamental aqui é apresentar uma breve descrição do tópico utilizado para agregar mais valor ao seu currículo. Primeiramente, descreva para onde você foi, o que fez, quais trabalhos realizou e assim por diante, coloque tudo que entenda ser essencial para enriquecer sua experiência.

experiencia-internacional
Grupo de amigos fazendo atividades juntos. Imagem: Reprodução

Aposte nas habilidades adquiridas durante o intercâmbio

Uma maneira muito boa de usar o intercâmbio no currículo, é incluir suas habilidades pessoas. Escolha no máximo cinco de suas melhores qualidades e acrescente como adquiriu elas e como elas contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para fortalecer a sua vivência profissional, mas também demonstrar capacidade no futuro emprego, priorize as habilidades que você pode encaixar em situações do cargo. Assim quando o entrevistador ler seu currículo, ele vai ficar curioso para saber mais sobre sua experiência e como essas habilidades te ajudaram durante a viagem.

E aí, gostou de saber como incluir seu intercâmbio no currículo? Conta para a gente aqui nos comentários para onde você gostaria de fazer sua viagem!

Quer impactar o mundo e seu futuro? Com a AIESEC você pode se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, entre no nosso site e inscreva-se no comitê local mais próximo de você!

Por Gabrielle Aguiar

Autor(a)

Compartilhe