Ter um bom processo seletivo é o primeiro passo para contar com uma equipe integrada, altamente engajada e capaz de entregar ótimos resultados. Porém, um dos problemas é que determinadas seleções são tão pouco estratégicas que falham em motivar candidatos.
Isso atrapalha a avaliação dos profissionais, os quais não se revelam completamente — e, inclusive, alguns deles podem abandonar a seleção ainda em andamento. Isso compromete os resultados e torna tudo mais difícil.
Para evitar que isso aconteça, veja a seguir o que fazer para manter a motivação elevada durante as etapas.
Crie um planejamento de seleção
Se o processo seletivo não tiver um bom planejamento, são grandes as chances de que ele dure mais do que o esperado. Isso desmotiva os candidatos porque eles não compreendem quais são as etapas pelas quais passarão ou quanto tempo isso vai levar.
Para não transmitir uma imagem pouco profissional, portanto, o recomendado é planejar tudo o que será feito. Para isso, tome medidas importantes:
- analise bem a vaga;
- desenhe o perfil ideal do candidato;
- determine quais serão as etapas até a escolha.
Prometa somente o que pode entregar
Especialmente em vagas específicas e de urgência, é comum que os recrutadores façam grandes promessas para tentar convencer os colaboradores. Essa é uma atitude tomada também na esperança de manter a motivação elevada.
Se essas promessas não forem cumpridas, a imagem do negócio poderá sair arranhada, e a desmotivação surgirá no meio do processo.
Ao prometer que uma das etapas será curta e rápida, é fundamental garantir que isso aconteça. Já se a promessa é de oferecer feedback e ampla comunicação, não ignore isso. Dessa forma, os candidatos se sentem mais motivados a continuar até o final.
Inove nas etapas de seleção
É muito comum que os processos seletivos sigam etapas muito padronizadas. Dinâmicas que parecem sempre iguais, perguntas que já são consideradas clichês e etapas pouco desafiadoras são constantes.
Naturalmente, isso não contribui para que o profissional fique motivado. Para mudar esse panorama, invista na inovação.
Elabore dinâmicas e tarefas desafiadoras e inéditas, mas que ainda ofereçam uma visão concreta sobre o profissional. Isso vai estimular os candidatos a saírem de sua zona de conforto e contribuirá para a motivação.
Invista em um processo seletivo humanizado
Conforme essa ideia de inovação, está a questão de tornar o processo mais humano. Por mais que a intenção seja contratar um colaborador, é imprescindível que o tratamento seja próximo; e a avaliação, mais completa.
Para colocar isso em prática, é necessário, por exemplo, criar um ambiente confortável para que a pessoa sinta interesse em falar e compartilhar experiências.
Também é importante fazer uma avaliação do candidato como um todo, em vez de considerar apenas o quão cheio é o seu currículo. Isso gera uma percepção positiva, motivadora e que faz com que os candidatos se revelem de maneira verdadeira.
Busque profissionais alinhados aos valores da empresa
Por falar nisso, é importante procurar profissionais que tenham valores alinhados com os da organização. Quanto maior for essa convergência de valores, mais integrado e à vontade o candidato se sente, além de ter maior interesse na vaga em questão.
Por isso, o ideal é que esse seja um critério para que os profissionais avancem na seleção de pessoas. Nas etapas finais, as chances de encontrar a escolha perfeita para a vaga e, principalmente, para a empresa aumentam consideravelmente.
A partir da aplicação dessas orientações, o processo seletivo manterá os candidatos muito mais motivados até o final. Assim, a escolha se torna prática e mais simples.
Agora você já sabe como manter um candidato motivado no processo seletivo. Pretende contratar estrangeiros na seleção? Baixe gratuitamente nosso guia definitivo para aprender a realizar essa tarefa!