Tão importante quanto planejar os rumos do negócio é monitorar os resultados almejados. Afinal, assim podemos acompanhar cada uma das metas e avaliar se estamos realmente no caminho certo. Parte desse monitoramento envolve os próprios colaboradores, que precisam atender o desempenho esperado para que toda a organização conquiste os resultados.
É durante o acompanhamento dos colaboradores que acontecem os famosos feedbacks. Nesse momento, os gestores trabalham no alinhamento, para que todos realizem suas funções da melhor maneira possível.
No entanto, é comum não saber o que fazer depois do feedback. Você vai descobrir, no post de hoje, como fazer o follow up junto à equipe. Confira!
Mantenha a postura de coaching
Depois do feedback, o colaborador precisa entender que ainda pode recorrer ao gestor. Por isso, é muito bom manter a postura de coaching. Assim, você não fecha o diálogo com o profissional, que poderá entrar em contato sempre que surgirem novas dúvidas a respeito dos processos internos da empresa.
Existem organizações que realizam um trabalho ainda mais intenso de coaching, internamente. As lideranças, mais experientes, se tornam responsáveis pelos novatos. Dessa forma, o fluxo de conhecimento da empresa é sempre reciclado e todos trabalham de maneira harmônica e coesa.
Claro que o coaching pode ser mais ativo, afinal, a ideia é realizar o follow up depois do feedback.
Parabenize o progresso individual
Quando for realizar o follow up, é importante sempre estimular o progresso do profissional, mesmo quando ainda existem questões a serem trabalhadas. Ele precisa entender o que está fazendo de errado e, também, o que está acertando, para que possa fazer as correções certas no desenvolvimento das suas tarefas. Generalizar, portanto, não é a solução.
Além disso, mostrar que o colaborador também age corretamente é uma forma de manter o seu motivacional, afinal, receber apenas críticas pode desestimular a ponto de influenciar até mesmo o que ele está realizando bem.
Estimule a autorreflexão
Embora a visão do gestor seja fundamental e determinante para que o colaborador continue no caminho certo, o ideal é quando o próprio profissional reconhece suas falhas e acertos. Por isso, é muito importante que você estimule a autorreflexão.
Algumas avaliações de desempenho são destinadas especificamente para esse tipo de olhar voltado para si mesmo. No entanto, o próprio gestor pode fazer perguntas para os colaboradores no dia a dia, como questionar sobre suas rotinas – se estão melhores ou piores, por exemplo –, sobre os resultados conquistados após o feedback e o acerto na mudança de postura.
Trabalhe com dados e informação
Por fim, é fundamental que o gestor trabalhe sempre com dados e informação, caso contrário, o colaborador não terá as bases para avaliar o que precisa ser mudado e o próprio gestor enfrentará problemas para monitorar os resultados.
Por isso, é muito importante levantar esses dados, e a melhor forma de fazer isso é por meio da automação. Hoje, existe uma série de softwares e sistemas internos destinados a esta tarefa. Usá-los pode ser o seu trunfo para melhorar os resultados dos colaboradores na sua empresa.
As técnicas de follow up existem para estimular o desenvolvimento de todos, gestores e colaboradores, e garantir que o seu crescimento profissional não estacione em alguma reunião, num passado remoto, mas siga evoluindo, mesmo depois do feedback.
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