Planejamento de RH: o que fazer para atingir a meta até o final do ano?

O setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental dentro da empresa. Por estar localizado em uma posição neutra (não é um setor integrado aos demais de maneira clara), essa área pode atuar como uma parte estratégica da organização. Ou seja, ele trabalha tanto com gestores quanto com colaboradores.

Graças a sua posição, o setor deve criar um planejamento de RH. Esse planejamento precisa atingir os colaboradores, de gestores a funcionários operacionais, a fim de garantir que eles cumpram as metas que a empresa propôs.

Como sabemos que essa não é uma tarefa fácil e que frequentemente as metas parecem estar mais distantes do que esperávamos, nós separamos 4 dicas para que você alcance os resultados que precisa até o fim do ano. Confira!

Reveja o planejamento de RH

Antes de qualquer desorientação pelo prazo apertado, pela distância das metas e pela cobrança dos diretores, a primeira coisa a ser feita é rever o planejamento de RH. Nem sempre as finalidades estabelecidas no início do plano condizem com a produção atual da empresa, nem com a situação econômica do país.

Assim, é importante questionar-se se todas as medidas ali são necessárias, ou se são suficientes e, então, voltar a colocá-las em prática. Além disso, uma releitura do planejamento de RH pode apontar caminhos que antes não tinham sido vistos, facilitando o cumprimento das metas empresariais.

Faça um diagnóstico 360°

O diagnóstico 360° é uma ferramenta que visa avaliar o desempenho do funcionário em diferentes níveis, tanto em sua produção quanto no relacionamento interpessoal. Logo, ele identifica a percepção que o colaborador tem de si mesmo, assim como busca entender como sua liderança e sua equipe o veem.

A visão holística propiciada por essa análise permite transpor o campo da produção física individual, observando o verdadeiro impacto que cada colaborador tem dentro da empresa. Isso é essencial para o planejamento de RH: retirar alguém da equipe apenas por sua baixa produção, desconsiderando como ela afeta os outros colaboradores, pode ser um erro terrível.

Mantenha o diálogo aberto

O setor de recursos humanos não pode se dar ao luxo de perder boas ideias ou ter colaboradores desmotivados, principalmente quando existe a necessidade clara de bater metas pontuais.

Nesta situação, a melhor decisão é manter os canais de comunicação abertos, permitindo, assim, que os funcionários possam entrar em contato com o setor e relatar qualquer insatisfação ou compartilhar alguma sugestão.

O principal motivo de manter o diálogo aberto é garantir a consistência dos processos da empresa com funcionários motivados. Canais de comunicação fechados, além de irem contra as bases que fundamentam o bom funcionamento do setor de recursos humanos, podem gerar insatisfação nos colaboradores.

Acerte na contratação de estagiários e funcionários

Nem sempre a força de trabalho atual da empresa conseguirá ser suficiente para alcançar as metas estabelecidas. Percebendo essa situação, o RH precisará mover forças, buscando, até mesmo, parcerias para encontrar novos profissionais aptos capazes de preencher essa lacuna no cronograma.

Dessa forma, a empresa tem o profissional que precisa para atingir as metas, e o processo de seleção é simplificado.

De um modo geral, podemos dizer que a posição do setor de Recursos Humanos o coloca em uma situação delicada: ele é quem gere o capital humano da empresa e, ao mesmo tempo, deve assegurar a produção do bem final que será colocado no mercado.

Por este motivo é importante ter um planejamento de RH bem estruturado e dentro da realidade. Sua elaboração precisa estar pautada dentro dos dados que a empresa tem disponíveis, visando, principalmente, alcançar as metas estabelecidas a priori.

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