A importância da Educação de Qualidade

A educação de qualidade aliada a uma sociedade educada são uns dos principais e mais importantes pilares para a ascensão de uma sociedade. Porém, pesquisas recentes não nos trazem dados muito positivos, pelo contrário, apesar da melhoria no ensino e acesso à escola, estima-se que existem  750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever no mundo.

ODS 4 – Educação de Qualidade

Entre os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , está o objetivo 4, sobre educação de qualidade, que reconhece que os países precisam fazer esforços e investimentos para isso. Sua importância se reflete na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para uma participação plena nas atividades sociais.

Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação estão contemplados no objetivo de desenvolvimento sustentável 4, que enxerga como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos é o centro deste objetivo, que visa ampliar as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento.

Você sabia?

  • Desde 2012, 31 milhões de alunos do ensino fundamental largaram os estudos e um adicional de 32 milhões não passaram de ano.
  • Na África, 11 milhões de crianças abandonam a escola antes de completar o ensino primário. No Sul e Oeste da Ásia, o número chega a 13 milhões.
  • A maioria das meninas tendem a nem começar os estudos, e os meninos quando repetem de ano, abandonam a escola.
  • De acordo com a UNESCO, em 2010, 61 milhões de crianças em idade escolar não estavam matriculadas. Destas crianças, 47% não tinham condições de estudo, 26% frequentava a escola mas por algum motivo largaram os estudos, e 27% ainda se espera frequentar as aulas no futuro.
  • Crianças que vivem em um ambiente rural tem o dobro de probabilidade de não estarem estudando.
    Fonte: katiabrunetti e DoSomething.org

A AIESEC atua em prol destes objetivos por meio do  intercâmbio voluntário, inclusive no objetivo 4. Para isso, existem diversos projetos neste programa de intercâmbio, promovidos pela organização, para auxiliar no desenvolvimento desse objetivo, aprimorando e implementando educação de qualidade no local que o intercambista irá desenvolver o projeto.

Os requisitos para  realizar um programa de Voluntário Global são ter entre 18 e 30 anos e ter interesse por causas sociais, pessoas que realmente querem tornar o mundo em um lugar melhor.

Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo e entre em contato com o escritório mais próximo de você!

Por Guilherme Junior

Autor(a)

Compartilhe