Dentro das organizações e empresas, o feedback se destaca como uma das ferramentas mais poderosas no desenvolvimento das qualidades de indivíduos e equipes. Ao avaliarmos os pontos que podemos melhorar e os erros que cometemos, ficamos diante de uma informação muito valiosa sobre o nosso desempenho profissional: os fatos que retratam nossa experiência.
Dar e receber feedbacks é essencial para que essa dinâmica possa existir, estimulando todos os envolvidos a buscar constantemente as melhorias necessárias para desenvolver com excelência cada trabalho proposto. Deve-se evitar, entretanto, cometer os erros que levem o feedback ao nível em que quem dá ou recebe fixe apenas no erro que está sendo apontado. Aprenda a superar isso!
Veja agora como dar e receber feedbacks sem constrangimento:
O feedback é uma crítica construtiva
Esse é o primeiro passo para que você entenda o sentido do feedback nas relações profissionais. Sendo ele uma crítica construtiva, prepare-se para tratá-lo dessa maneira.
Durante o processo, todos os pontos que podem ser melhorados devem ser listados de maneira clara, assim como o caminho necessário para superá-los. Quem dá o feedback precisa ter o cuidado com a forma que fará isso, e quem recebe precisa encará-lo como uma oportunidade de melhoria, agradecendo por cada orientação dada.
Ataque versus defesa
Dar e receber feedbacks não é como uma zona de guerra. O encontro que dá origem a ele não conta com vilões ou mocinhos, bandidos ou vítimas. As diferenças, independentemente de quais forem, devem ser deixadas de lado.
Quem recebe o feedback precisa adotar uma postura aberta e receptiva, pois somente assim será possível assimilar as ideias e opiniões que serão apresentadas nesse encontro.
A necessidade de se preparar com antecedência
A reunião de feedback necessita que ambas as partes se preparem com antecedência. Quem vai transmiti-lo precisa estar com todas as informações e orientações em mãos, assim como quem vai recebê-lo, pois pode corrigir algum dado incorreto ou explicar melhor determinada situação.
Escute com atenção tudo o que for dito
Durante a fala de quem está dando o feedback, ouça com atenção todos os pontos. Não deixe que os ânimos se alterem e nem procure margens para interpretações, interrupções e justificativas. Apenas ouça! Dessa forma, você conseguirá absorver melhor a mensagem que a outra parte está transmitindo.
Você também pode anotar o que está sendo dito, pois isso ajuda na memorização de todas as informações.
Você compreendeu tudo o que foi levantado?
Caso seja necessário, apresente seu resumo com tudo o que foi dito durante o processo. As dúvidas precisam ser esclarecidas, principalmente para ajudar na compreensão de alguns fatos levantados — quem deu o feedback pode ter passado uma mensagem não muito clara.
Prepare-se para refletir e colocar tudo em prática
Quem recebe o feedback tem todo o direito de avaliar a qualidade das informações recebidas. É nesse momento que deve haver a reflexão. Caso ela leve ao questionamento sobre o que foi dito, pode-se criar um espaço para uma segunda opinião.
Caso o feedback seja compreendido como útil, cabe a quem recebeu a atitude para colocar tudo em prática. Quando a mensagem acrescenta valor ao crescimento profissional, motiva o colaborador a incorporá-la visando a melhoria de seu desempenho.
A importância do follow-up
As partes envolvidas no feedback devem nutrir uma relação duradoura após o feedback, pois esse tempo seguinte servirá para dividir expectativas e acompanhar a evolução do que foi conversado na reunião. Esse processo, chamado de follow-up, é importante para que as orientações dadas sejam cumpridas com o máximo de eficiência.
Dar e receber feedbacks é fundamental para uma gestão eficiente de pessoas, pois é dessa forma que todos aprendem com os próprios erros e buscam uma melhoria constante em suas carreiras profissionais.
Quer aprimorar ainda mais sua gestão? Leia nosso artigo e veja como definir metas que não sufocam seus funcionários!