Como o carnaval é comemorado ao redor do mundo

Quando o assunto é carnaval, o Brasil é um dos países mais conhecidos por celebrar a festa. Aqui, cada estado tem um jeito diferente para comemorar essa época e os famosos blocos de rua são a alegria do povo. 

Porém você sabia que vários outros países também comemoram o carnaval à sua maneira? Isso mesmo! Eu vim aqui para te contar como alguns países costumam viver essa data.

#1 MÉXICO

#1 México

As comemorações dos mexicanos são semelhantes às do Brasil, lá no país da América do Norte as fantasias coloridas e os carros alegóricos chamam a atenção enquanto passeiam pelas ruas com canções locais. Veracruz é conhecida por ser a cidade com a festa mais popular do país.

#2 ITÁLIA

#2 Itália

O carnaval nesse país existe desde o século XVI, com destaque para as cidades italianas Veneza, Viareggio e Ivrea. Durante as festas daquela época, a realeza usava máscaras para se misturar ao povo.  O traje tornou-se a principal característica do carnaval na Itália e atualmente as pessoas se reúnem na praça São Marcos usando roupas luxuosas e a conhecida máscara veneziana.

#3 ESTADOS UNIDOS

#3 Estados Unidos

A cidade de Nova Orleans, que foi criada e colonizada inicialmente por franceses, absorveu muitos elementos da cultura católica, inclusive o carnaval. Lá os foliões se fantasiam e seguem cortejos de bandas ou carros alegóricos. Duas famosas tradições durante as festas são o “Mardi Gras”, um dos mais famosos festivais de rua do país, e comer o King Cake, bolo feito com canela e recheado de geleia ou cream cheese e quem achar o bebê de plástico (representando o menino Jesus) escondido no bolo, terá sorte o ano todo.

#4 URUGUAI

#4 Uruguai

O carnaval é um grande evento na capital do país, Montevidéu. Durante as festas vários grupos de pessoas realizam apresentações que misturam teatro e música, lançando composições novas para competição.

#5 JAPÃO

#5 Japão

Por conter a maioridade religiosa de budistas e xintoístas, o Carnaval não é algo tradicional no país, mas por sua aproximação cultural com o Brasil, importou nossos desfiles de escolas de samba, marchas de ruas com carros alegóricos, ala das baianas, passistas, fantasias e até mesmo alguns sambas cantados em português.

#6 CANADÁ

#6 Canadá

Por ser comemorado no frio, a cidade de Quebec é conhecida por ter o maior carnaval de inverno do mundo e, por três semanas, a capital da região “francesa” é palco de shows, festivais esportivos e gastronômicos, competições de escultura de gelo e paradas noturnas.

#7 ESLÔVENIA

#7 Eslôvenia

As comemorações desse país misturam costumes ocidentais e o paganismo eslavo. Na festa, o personagem mais famoso é o Kurent, que de acordo com a tradição é um demônio que leva o inverno embora e traz a primavera. Centenas de pessoas se fantasiam do personagem e passeiam pelas cidades.


Agora que você sabe que a festa tão famosa no Brasil também se espalha pelo mundo, se adaptando às diferentes culturas, é só escolher onde você quer fazer seu intercâmbio e não perder as comemorações.

Por Gabrielle Aguiar

Quer impactar o mundo e seu futuro? Entre no nosso site e se inscreva no comitê local mais próximo de você!

Veja mais em: https://aiesec.org.br/blog-aiesec/

Autor(a)

Compartilhe