Como ajudar crianças de todo o mundo por meio de um intercâmbio?

Conheça os projetos de intercâmbio da AIESEC voltados para a infância.

Hoje, 12 de outubro, comemora-se uma data muito especial, o dia das crianças. Um dos públicos mais atendidos pela AIESEC são as crianças, já que, ao redor do mundo há uma carência muito grande de oportunidades, devido à questões de desigualdade social e falta de acesso à informação.

Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, somente em 2020, mais de 160 milhões de crianças de 5 a 17 anos foram submetidas ao trabalho infantil, o que contribuiu na evasão escolar, sendo mais de um quarto das crianças de 5 a 11 anos exploradas estão fora da escola.

Buscando garantir uma educação digna para crianças, a AIESEC possui diversos projetos de intercâmbio voluntário voltados para a infância. Hoje falaremos sobre um deles, o “Global Classroom” ou Sala de Aula Global.

Conheça o projeto Global Classroom

O projeto tem como propósito apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU, focado em garantir uma educação plural, inclusiva e de qualidade para pessoas de todas as idades, principalmente crianças, possibilitando oportunidades de acesso a espaços de aprendizagem ao longo da vida.

O voluntário colabora, ao longo de 6 semanas, com o  aumento do processo de alfabetização da comunidade local, garantindo conhecimentos iniciais de matérias como matemática (numeração), ciências e idiomas. As atividades aplicadas se dão por meio de uma metodologia de educação não formal, abordando tanto os conhecimentos adquiridos quanto o desenvolvimento das visões dos alunos em um ambiente intercultural.

Na primeira semana há um momento de integração com os responsáveis pela instituição, para compreensão do ambiente e das dificuldades de aprendizado dos alunos. Assim, é possível a produção de materiais educacionais (livros de gramática, livros numéricos básicos, etc.). O voluntário é apresentado às crianças e recebe um treinamento sobre como gerenciar e se conectar com elas.

children, drawing, education-4526384.jpg

Em seguida, inicia-se a apresentação do projeto do voluntário aos alunos, com os objetivos e resultados esperados. Após essa introdução, é realizado uma avaliação mais detalhada acerca dos temas do projeto, medindo o conhecimento dos participantes para a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal (PDP) para cada envolvido, que deve ser acompanhado semanalmente.

Durante a experiência, são realizadas aulas conforme as necessidades do aluno ou da escola (matemática, habilidades de leitura, língua estrangeira, etc.) e execução de dinâmicas e testes para avaliar e fortalecer o que foi aprendido na lição da semana (jogos de matemática, clube de fala ou prática de laboratório)

Uma das dinâmicas aplicadas é a criação de um “Clube do Livro”, onde são apresentados os livros que serão utilizados durante o projeto. A cada semana é realizada uma reunião para discussão de uma das pautas.

Do mesmo modo, é recomendado a apresentação de um workshop contando sobre a importância do ODS 4 e a educação como papel fundamental no processo de formação de uma pessoa, seja por meio do desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e/ou simbólico.

No encerramento do projeto é feito uma exposição em que o aluno mostra o que aprendeu, podendo incluir um desafio ou uma competição entre os alunos, seja de matemática, leitura, conversação e artes.

Também é o momento de coletar dados da turma, seja por pesquisas, entrevistas e/ou grupos focais e por fim analisar essas informações para determinar os resultados e construir o relatório final do projeto, apresentando aos membros da AIESEC e representantes das escolas.

Além de todas essas vivências, o intercambista recebe alguns benefícios, como acomodação durante toda a experiência, uma refeição diária, o certificado da AIESEC de participação e suporte antes, durante e depois de sua viagem.

E aí, você ficou com vontade de se aventurar nesse projeto tão especial? Se você deseja desenvolver suas habilidades de liderança enquanto gera impacto no mundo, participe do programa Voluntário Global.

Acesse também nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Matheus Bittencourt

Autor(a)

Compartilhe