As falhas de comunicação entre líderes e funcionários podem custar caro para a empresa. Entre os possíveis problemas, estão as tarefas mal executadas ou esquecidas e desentendimentos que comprometem as relações entre colegas. E os resultados negativos podem ser vários, da queda na produtividade a erros que podem arruinar a credibilidade da empresa.
Mas a boa notícia é que é possível (e fácil) mudar isso! Hoje, separamos algumas dicas para melhorar a comunicação entre líder e funcionário. Anote!
Mantenha um bom relacionamento
Quando gostamos e confiamos nas pessoas, a tendência é que nossa comunicação com elas melhore — sentimos mais abertura para nos expressar e mais vontade de ouvir. Por isso, invista em relacionamentos baseados em respeito e educação no ambiente de trabalho.
Estes relacionamentos não apenas vão tornar mais tranquilas as conversas, mas também vão servir de base para momentos em que será preciso dar feedbacks negativos, por exemplo. Quando recebemos críticas de pessoas que respeitamos, conseguimos lidar melhor com elas.
Separe pessoal e profissional
As amizades no ambiente de trabalho são naturais, por causa da convivência, e a amizade entre líderes e funcionários não só é possível, como é comum. Porém, como se trata de uma relação primordialmente de trabalho, alguns cuidados são necessários.
O principal deles é saber separar pessoal e profissional. Um líder não deve favorecer ou prejudicar um funcionário por causa do relacionamento pessoal entre eles, por exemplo, pois isso pode comprometer a credibilidade de ambos.
Não é uma tarefa fácil, por isso, a dica é ser sensato: se você sente que não conseguirá fazer essa separação, evite se aproximar de colegas dessa forma. Manter um relacionamento profissional de qualidade pode ser o melhor a se fazer, neste caso.
Saiba ouvir
Comunicação é uma via de mão dupla, mas muitos ainda se esquecem de ouvir, especialmente quando ocupam cargos de liderança.
Para que a comunicação entre líder e funcionário seja realmente eficaz, ambos precisam ter voz. Isso não apenas fará com que o funcionário se sinta valorizado e respeitado, mas também pode abrir um imenso leque de oportunidades para a empresa.
Afinal, quem conhece melhor as atividades do que aquele que as desempenha no dia a dia? Quando líderes escutam seus funcionários, eles conhecem melhor os processos e têm uma fonte valiosa de inspiração para melhorias.
Crie mecanismos de comunicação
Hoje, a quantidade de ferramentas que podem ajudar a melhorar a comunicação é imensa. Basta pensar em todas as empresas que já adotaram o WhatsApp, por exemplo, ou sistemas internos de chat, e-mail, telefone, reuniões presenciais.
É importante estabelecer, entre líderes e funcionários, canais oficiais de comunicação, onde todos saibam que vão encontrar os recados mais importantes de que precisam tomar conhecimento.
Escolha o método que se encaixe melhor na rotina de todos: internet, reuniões individuais ou em grupo, um mural, informativos, entre outras possibilidades.
Seja transparente
Esta é uma das qualidades mais importantes para uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho. Seja objetivo com as informações, garanta que funcionários e líderes sempre estejam por dentro de tudo que precisam saber para desempenhar bem suas funções.
A transparência não apenas ajuda a evitar erros e mal-entendidos, mas também cria relacionamentos mais sólidos. As pessoas precisam sentir que estão a par do que acontece na empresa, dos motivos que guiam as decisões. Além de se sentirem respeitadas e valorizadas, elas poderão contribuir para os processos se estiverem bem informadas sobre eles.
Quando a comunicação flui, a tendência é que todas as tarefas fluam também. É ela que garante a compreensão entre colegas, garante que as tarefas sejam executadas da forma certa e que a equipe permaneça em harmonia.
E então, pronto para melhorar a comunicação entre líder e funcionário em sua empresa? Assine nossa newsletter e receba mais posts como este!