Você sabia que hoje, 28 de agosto, é Dia Nacional do Voluntariado?

Desde 1985 essa data foi instituída na lei brasileira como Dia Nacional do Voluntariado, visando aumentar a visibilidade de iniciativas que possuem como propósito oferecer algum tipo de auxílio.

Nós da AIESEC temos em nosso DNA a ambição de tornar o mundo um lugar melhor, por isso não podemos deixar de destacar essa data, que celebra o maior propósito da nossa organização. Afinal, nascemos após a II Guerra Mundial com o objetivo de promover um bom relacionamento entre diferentes culturas e oferecer auxílio a comunidades e pessoas mais desfavorecidas, proporcionando um ambiente mais digno e acolhedor. Acreditamos que individualmente todos nós temos poder para impactar positivamente a vida de outra pessoa, agora imagine o resultado que um grupo unido pelo mesmo propósito consegue alcançar? Isso é a AIESEC, um coletivo formado por jovens, presente em todo o globo e que busca desenvolver não apenas as comunidades, mas cada um dos membros, colaboradores e intercambistas, afinal além de transformar outras vidas, o voluntariado proporciona muitas experiências individuais e subjetivas em cada jovem que partilha desse mesmo propósito.

Algumas das principais causas pelas quais os voluntariados se dedicam são: erradicação da fome, luta contra desnutrição, combate a desigualdade social, promoção da igualdade de gênero, acesso à saúde, iniciativas educacionais e proteção ambiental. Em 2020 essas demandas foram intensificadas e atualmente encontram-se em caráter de urgência, afinal o acesso a recursos básicos foi comprometido em decorrência da pandemia, quando todos os países precisaram combater um “inimigo invisível” extremamente contagioso e mortal como a COVID-19. Todos os projetos voluntários que compõe o programa de Voluntário Global da AIESEC, contribuem diretamente com algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam atingir os potenciais mundiais acerca do relacionamento interpessoal, consciência acerca da importância do cuidado com o planeta, prosperidade, a importância da parceria entre diferentes países e culturas, e a paz. 

Os países comprometidos com esse projeto devem concluí-los até 2030, garantindo o cumprimento dos 17 ODS em vigência, porém como todos os países foram afetados pela crise em decorrência da pandemia, o que comprometeu a execução das metas e intensificou a necessidade de projetos voltados ao bem-estar social e desenvolvimento humano. Por exemplo: com o avanço do COVID-19 houve um aumento na taxa de casos registrados de violência contra a mulher, afinal a permanência em casa se tornou obrigatória e muitos agressores passaram a conviver por mais tempo com as vítimas no dia-a-dia, afetando o ODS 5 – Igualdade de Gênero; o acesso à educação também foi severamente comprometido, para evitar aglomerações, as aulas presenciais foram suspensas e substituídas por aulas remotas, método extremamente excludente para a parcela da população sem acesso à internet, influenciando no ODS 4 – Educação de Qualidade; além dos efeitos devastadores na saúde pública, que mostraram o quão exorbitante é a necessidade de investimentos no setor, principalmente nos países mais afetados pela pandemia, que prejudica o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

Diante desse cenário, temos aspectos positivos trazidos em contra partida à tragédia, como lembrado nesse post, porém a necessidade da participação ativa em causas sociais de escala mundial faz-se imprescindível para que as comunidades possam enfrentar os efeitos pós-pandemia. Por isso separamos alguns projetos do Voluntário Global que contribuem diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Bien Estar
México

Neste voluntariado, temos o combate à obesidade infantil, através do ensino de bons hábitos alimentícios, higiênicos e também estímulando a prática de esportes para crianças de 6 a 12 anos.

ODS 3 - Saúde e Bem-Estar
ODS 4 - Educação de Qualidade

Meet my World
Turquia

Por meio da educação, alunos do ensino médio tornam-se mais conscientes sobre si mesmos e questões globais, abrangendo a Turquia também.

Ubuntu
Argentina

O projeto consiste em contribuir com mães e mulheres em situação de vulnerabilidade por intermédio do voluntariado, ajudando-as a conhecer seus direitos e valores.

ODS 5 - Igualdade de Gênero
ODS 5 - Igualdade de Gênero

Texto escrito por: Larissa Fregni

Junte-se a maior organização liderada por jovens do mundo, desenvolva sua liderança e ajude a construir um futuro melhor através de atividades voluntárias.

Autor(a)

Compartilhe