Estágio internacional: trabalho ou aprendizado?

Pode não parecer, mas a internacionalização de carreiras e os estágios no exterior são alguns dos assuntos mais discutidos entre jovens adultos atualmente. Ter uma experiência internacional de trabalho no currículo é o sonho de muita gente. Um dos grandes impedimentos que as pessoas encontram ao tentarem realizar esse sonho é a falta de conhecimento sobre como dar os primeiros passos nessa caminhada.

Viver uma experiência de estágio internacional pode re-significar toda a sua carreira. O contato multicultural e os desafios vividos num ambiente corporativo no exterior garantem vantagens competitivas muito admiradas pelas empresas e por recrutadores, abrindo muitas portas para este profissional que retorna ao Brasil como um cidadão do mundo.

estágio internacional

Liderança, adaptabilidade e comunicação efetiva  são apenas algumas das muitas competências adquiridas em um intercâmbio profissional. Além disso, há uma prática pouco falada mas muito estimada que se ganha com esta vivência: o autoconhecimento. Essa habilidade é a base para quem quer se desenvolver, em qualquer aspecto da vida. É o momento em que o jovem reflete sobre quais metas deseja alcançar e, a partir desta reflexão, os próximos passos tornam-se mais claros e as decisões mais assertivas.

“Esse movimento de sair do círculo com o qual estava acostumado e conviver com pessoas que tenham opiniões diferentes, também permite que você aprenda lidar com o inesperado e respeite outras formas de pensar. Essas habilidades, sem dúvidas, são muito importantes no mercado de trabalho, pois fazem de você um profissional com uma visão mais ampla do todo.”

Marília Tosetto – Gerente de atração de talentos da Resultados Digitais

Anualmente, o número de profissionais com habilidades variadas no mercado cresce e, por isso, mostrar valor é um desafio que está conectado a como entendemos nosso papel e espaço no ambiente. As experiências de estágio não se baseiam somente em conhecimentos técnicos, e o mercado de trabalho busca cada vez mais por candidatos que também possuem competências sociais, emocionais e diferenciadas dos demais.

Fazer um estágio é importante em todos os países do mundo

O diferencial profissional não está apenas em estudar uma profissão na faculdade, e sim no que aprendemos do nosso mercado com uma visão mais crítica e humana. Compreendendo que sair da caixa não é sobre aprender mais e sim como aprendemos melhor, se torna possível criar uma conexão entre seus valores pessoais e seu trabalho.  

Observando os profissionais globais que se formam com a ajuda da nossa organização, é possível perceber que as oportunidades acontecem a partir de uma expansão da visão de mercado, de culturas e de como as pessoas se conectam através de diferentes experiências. A AIESEC pode ser o seu caminho para um espaço no mercado e os benefícios em desenvolvemos bons profissionais, pois é esse profissional quem pode ajudar no desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Para se inscrever no nosso programa de estágios internacionais, basta acessar o link: aiesec.org.br/talento-global/

Autor(a)

Compartilhe