3 dicas para montar uma equipe de alta performance

Não seria incrível ter uma equipe que entrega todos os resultados, bate todas as metas, trabalhe de forma harmoniosa e ainda é movida por desafios? Pois é, esse é o sonho de todo dono de uma pequena e média empresa, montar uma equipe perfeita que ultrapasse as suas expectativas. Mas será que para ter uma equipe de alta performance você precisa contratar pessoas excepcionais?

Segundo o empresário Marcelo Germano, dono do EAG, Empresa Autogerenciável você não precisa contratar pessoas extraordinárias. “A grande verdade é que pequena parte da população são pessoas extraordinárias e a maioria das pessoas são pessoas comuns. Ao invés de procurar pessoas extraordinárias você precisa criar na sua empresa um ambiente propício para que as pessoas comuns desenvolva resultados extraordinários.”

Mas afinal, o que são equipes de alta performance?

São equipes que se destacam por apresentar elevada competência e que são capazes de se desenvolver rapidamente. São compostas por pessoas alinhadas com a missão e valores da empresa; engajadas para atingir um objetivo em comum.

Se a sua responsabilidade é contratar o funcionário certo para a sua empresa, vale ressaltar que não adianta contratar um colaborador talentoso, que adquire todas as skills que você precisa para o cargo se ele não tem o perfil da sua empresa ou não se identifica com os valores e a missão da organização.

Na AIESEC, durante o processo de recrutamento entre a empresa e o intercambista, nós nos certificamos que haja uma comunicação mais efetiva entre ambas as partes para que os dois lados se conectem. Que a empresa encontre no intercambista todas as característica que ele procura, como, por exemplo, as habilidades técnicas e o perfil desejado pela empresa, como havia dito antes.

Como montar uma equipe de alta performance?

Sabemos que donos de pequenas e médias empresas (PME) têm dificuldade em montar uma equipe que saiba performar. Por isso separamos para você alguns passos essenciais para que você forme a sua equipe de alta performance.

Escolha a sua equipe

Reconheça seus funcionários e saiba quais são os seus pontos mais fortes. Compartilhe a visão e os objetivos da sua empresa e se comprometa a transformar essa visão em realidade, assim seus colaboradores vão se sentir responsáveis pelas metas estabelecidas.

Defina as metas

Por via de regra, muitas equipes não performam porque elas não sabem o caminho a seguir. É preciso deixar claro o que se espera da equipe. Defina quais serão as metas e as mensuráveis com um certo grau de desafio. Sua equipe precisa saber que você conta com ela para atingir os resultados e só passando pelo primeiro passo você saberá se sua equipe é capaz de atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Comece a delegar

Se o líder da equipe é centralizador, tem medo de ceder alguma tarefa ao funcionário por achar que ele fará melhor do que qualquer outra pessoa, pare agora. Delegar é um exercício desafiador para qualquer líder, pela insegurança de achar que o trabalho não será entregue ou não será bem feito. Mas saiba que delegar faz parte do desenvolvimento da sua equipe, é um fatores determinantes para o crescimento de qualquer funcionário.

Formar uma equipe de alta performance é um dos caminhos para obter vantagem competitiva perante o mercado, além de garantir um grande desenvolvendo dos seus funcionários e da empresa.

processo seletivo para jovens talentos

Autor(a)

Compartilhe