Experiência Profissional Antes de se Formar: 4 Dicas Valiosas

Depois de entrar em uma universidade e dar início ao curso superior, os jovens começam a se preocupar em estruturar seu currículo com experiência profissional antes mesmo de se formar. Isso é algo muito natural, já que está cada vez mais comum as empresas demandarem algumas habilidades de seus futuros profissionais.

Para poder conseguir um bom emprego na área desejada, é preciso garantir também um certo nível de experiência profissional antes de pegar o diploma. Mas não se preocupe, neste texto você vai encontrar algumas opções para colocar a mão na massa e se desenvolver ainda mais. Pronto para escolher a dica que mais te interessa?

Como adquirir experiência profissional

  1. Faça trabalhos voluntários

Uma das melhores formas de se desenvolver profissionalmente é através do trabalho voluntário. Em uma experiência desse tipo você pode aprender muito, sem contar que esse tipo de trabalho chama muito a atenção no currículo.

A AIESEC no Brasil contém várias oportunidades para ser um voluntário, você pode se inscrever por aqui, encontrar o comitê local mais próximo de você e se informar sobre quando é o processo seletivo.

  1. Participe de projetos de pesquisa

Dentro da sua universidade você possui um campo cheio de oportunidades. O quão impactante no seu currículo e carreira é se envolver com projetos de pesquisa e iniciação científica, que em alguns casos, contém  bolsa-auxílio. Nesses projetos, você tem contato com outros formandos, mestrandos e até doutorandos. Por isso é uma experiência profissional, mesmo sem ser em uma empresa de fato.

Além de ampliar seus conhecimentos e fazer descobertas incríveis na sua área de atuação, você estará em constante contato com professores e outros alunos, o que pode aumentar seu networking e é importante para quem visa uma carreira acadêmica.

  1. Monitoria na universidade

Se você é bom em uma matéria e quer se destacar, além de ajudar seus colegas, por que não apostar em dar aulas de monitoria? Dessa forma, você pode turbinar seu currículo e desenvolver outras capacidades, como relacionamento interpessoal, gestão do tempo e a habilidade de se comunicar.

  1. Busque por estágios (remunerados ou não)

Os estágios são uma grande oportunidade, e as vagas crescem o tempo todo. As oportunidades são de durações variadas e contém um ótimo desenvolvimento para os alunos. Por já fazer parte da organização (recebendo ou não auxílio financeiro), no final tem grandes chances de ser efetivado. É uma oportunidade sensacional para você e seu currículo.

Fazer parte de alguma atividade extracurricular ou estágio, pode acrescentar muito no seu currículo. As empresas, hoje em dia, buscam candidatos diferentes e que possam trazer mais do que coisas comuns, então busque sempre se desenvolver e estar em movimento conhecendo novas coisas.

Por Gabrielle Aguiar

Quer impactar o mundo e seu futuro? Entre no nosso site e se inscreva no comitê local mais próximo de você!

Veja mais em: https://aiesec.org.br/blog-aiesec/

Autor(a)

Compartilhe