11 passos para atrair e reter talentos de sua empresa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A equipe de colaboradores da sua empresa pode ser o seu maior diferencial competitivo perante o mercado. Porém, para construir um time de peso, é essencial que você invista em estratégias para reter talento no seu negócio, o que pode ser extremamente desafiador. Afinal, atrair e reter talentos é um desafio cada vez mais complexo para os gestores de RH.

Os empreendimentos, atualmente, precisam adotar um novo modelo de gestão para que estejam sempre à frente de seus concorrentes. As empresas que afastam talentos e ainda mantêm líderes com o perfil de chefe, sem dúvidas, não sobreviverão.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você compreenda a importância de atrair talentos para o seu negócio, os benefícios do mapeamento de competências, além de conhecer algumas dicas preciosas para essa tarefa. Leia e comece agora mesmo a investir na criação da equipe perfeita para a sua empresa! Boa leitura!

Qual é a diferença entre competências e habilidades?

Embora essas duas palavras sejam, muitas vezes, utilizadas como sinônimo por muitas pessoas, elas apresentam significados distintos. Portanto, usar uma no lugar de outra certamente pode causar confusão.

Afinal, o que são competências? De modo bem prático, podemos definir esse conceito como sendo a capacidade que as pessoas têm de, a partir de habilidades, conhecimentos e atitudes, executar suas atividades plenamente e solucionar situações adversas tanto profissionais quanto pessoais.

E o que são habilidades? As habilidades, ao contrário das competências, representam algo bem mais específico. Dessa maneira, as habilidades podem ser definidas como um conhecimento em determinada área, atuação ou setor, adquirido a partir de treinamentos, capacitações ou experiências, a fim de executar determinada atividade técnica.

Quais os benefícios do mapeamento de competências?

O mapeamento de competências, muito conhecido por empresas que investem na gestão de pessoas, é extremamente importante para estabelecer as habilidades comportamentais e técnicas fundamentais a cada cargo dentro da empresa.

Além disso, a partir dele, consegue-se identificar as competências coletivas e individuais que podem ser aprimoradas pelos funcionários da empresa. Quando bem feito, ele ajuda os gestores, colaboradores, as equipes e as organizações como um todo. Confira algumas vantagens do mapeamento que merecem o destaque:

  • eficácia no desenvolvimento de salários e de cargos;
  • conhecimento do perfil dos colaboradores;
  • sistema de promoções bem mais eficaz;
  • otimização de resultados;
  • desenvolvimento de capacitações e de treinamentos mais adequados.

Qual é a importância de atrair talentos para a empresa?

O funcionamento de um empreendimento só se realiza por meio da força de trabalho, do empenho e do capital intelectual de seus colaboradores. Ou seja, tanto o sucesso quanto o fracasso organizacional vai depender diretamente do engajamento e da qualidade dos seus talentos.

Atrair talentos e poder geri-los faz parte da estratégia do setor de Recursos Humanos das empresas que desejam contar com um time formado por profissionais mais motivados e engajados.

Quais as estratégias para atrair talentos e retê-los?

Agora que você já sabe sobre a diferença entre competência e habilidade, confira algumas estratégias para atrair e reter talentos na sua empresa!

Criar um plano de carreira

Nos dias de hoje, os colaboradores entram no mercado de trabalho com um objetivo centrado no futuro. Por isso, para reter talentos, as organizações devem mostrar de maneira objetiva quais são as possibilidades de carreira ofertadas em longo prazo. Logo, oferecer um plano de carreira promissor e consistente é imprescindível para manter profissionais talentosos e que pretendem crescer junto ao negócio.

Investir em inovação e tecnologia

O uso de ferramentas tecnológicas ainda é algo bem recente e mal usado pelos gestores de RH de muitas corporações. Esses recursos ainda são considerados opcionais ou de pouca relevância. Mas o uso estratégico das ferramentas tecnológicas não somente facilita as rotinas do RH, como têm também influência direta na gestão de talentos.

Além disso, o uso de novas tecnologias, por si só, já mostra a preocupação em relação aos seus colaboradores. Isso, sem dúvidas, reflete diretamente na imagem que os profissionais têm sobre a empresa, influenciando, portanto, na retenção de talentos.

Construir um bom ambiente profissional

Um bom ambiente de trabalho é praticamente um imperativo para uma empresa que deseja atrair e reter talentos. Aqui entram as questões práticas, como:

  • ótimo mobiliário para a execução das atividades como uma boa cadeira, que vai afetar diretamente a produtividade e a rotina de um colaborador no escritório;
  • a manutenção de uma temperatura adequada e de boa iluminação;
  • a construção de um local com um bom clima de trabalho, onde haja relacionamentos saudáveis, leveza e uma boa energia.

Quais as melhores dicas para atrair e reter talentos?

Ter estratégias para atrair talentos é fundamental para o sucesso com os colaboradores, mas ainda vale levar em consideração alguns pontos cruciais para atrair e reter talentos. Veja só!

Invista em treinamentos

Sem dúvidas, um dos principais gargalos do mercado de trabalho atualmente é o déficit de capacitação. Para solucioná-lo, é necessário investir em treinamento.

Incentivar a capacitação dos colaboradores e valorizar o conhecimento é uma das formas mais eficientes de engajar o profissional. Ele vai se sentir muito mais motivado a melhorar seu repertório profissional e técnico e a buscar novos desafios. Esse é um investimento imprescindível que sua empresa pode fazer pensando na retenção de talentos.

Escute os seus colaboradores

É o seu colaborador que vivencia diariamente a rotina e ambiente organizacional da companhia. Portanto, ele é um grande aliado na definição das melhores estratégias para atrair e reter talentos do negócio.

Faça reuniões de feedback e escute atentamente às demandas da sua equipe. Busque entender o que a organização pode fazer para tornar o trabalho deles mais agradável. Analise cada sugestão com atenção e verifique a viabilidade da implementação de mudanças na rotina da sua empresa.

Com isso, você é capaz de realizar mudanças alinhadas às necessidades dos funcionários e, além disso, mostrar que se importa e valoriza a opinião do seu time. Isso aumenta o engajamento e motivação dos colaboradores e a satisfação com a organização como um todo.

Ofereça oportunidades únicas

Crie um diferencial enquanto marca empregadora para sua equipe, oferecendo oportunidades únicas de troca de conhecimento e experiências para seus colaboradores. Você pode investir em programas de intercâmbio internacional, projetos inovadores e desafios de carreira que vão proporcionar diversos benefícios pessoais e profissionais para a sua equipe.

Invista na comunicação interna

Só se consegue desenvolver um plano de retenção de talentos produtivo quando existe diálogo interno. Quando a companhia se comunica claramente com o seu time, todos os pontos se tornam mais alinhados e os colaboradores conseguem desenvolver suas tarefas com uma qualidade bem maior, além, é claro, de melhorar o clima empresarial.

Essa estratégia precisa ser colocada em prática por toda a equipe, principalmente pelos gestores e pela diretoria da empresa. Os líderes precisam entender urgentemente a importância da comunicação adequada com os colaboradores. Assim, é possível estimular um diálogo aberto entre todos.

Dê mais autonomia

É sempre fundamental não se esquecer das razões que levaram a empresa a contratar os profissionais, que, certamente, são: o conhecimento diferenciado, as habilidades específicas e o talento de cada colaborador. Então, é bem natural oferecer os meios necessários para que todos eles apliquem essas qualidades.

Procure desenvolver um ambiente e uma cultura organizacional em que os funcionários possam desenvolver as suas habilidades. É preciso, ainda, oferecer uma autonomia progressiva, possibilitando que cada colaborador tenha responsabilidades, além da oportunidade de ver o seu trabalho como algo relevante.

É um exercício de total confiança, no entanto, apresenta um impacto muito positivo. Ao perceber a sua importância para a empresa, o funcionário se sente reconhecido, valorizado e motivado a se esforçar por resultados satisfatórios.

Invista na qualidade de vida dos seus colaboradores

Muito se fala em qualidade de vida hoje em dia, um conceito bem amplo, que abrange diversos fatores. Na área empresarial, cabe aos gestores encontrar maneiras de permitir que os profissionais se sintam satisfeitos e que reconheçam que a companhia os ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, e não o contrário.

Sendo assim, é importante pensar em aspectos como espaço para ginástica laboral, para amamentação, possibilidade de home office, horário flexível e demais possibilidades que mostrem uma preocupação constante da empresa com a satisfação de cada colaborador.

Invista na sua marca empregadora

Uma das melhores formas de atrair e reter talentos é investir na marca empregadora da sua empresa. Isso significa que você pode criar estratégias e planos de ação para fortalecer a cultura e valores da companhia diante dos colaboradores — o que é chamado de endomarketing. Para isso, invista na comunicação interna e dissemine a cultura da organização. Valorize também as oportunidades que você oferece aos seus colaboradores, assim como o ambiente da sua empresa.

Dessa forma, você desperta nos profissionais mais talentosos do mercado o desejo de trabalhar para a sua companhia. Além disso, aumenta a satisfação e orgulho dos seus próprios colaboradores em fazer parte do seu negócio!

Crie um plano de carreira

Investir no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores é uma ótima forma de atrair e reter talentos. Comece criando um plano de carreira alinhado às necessidades individuais de cada membro do seu time, assim como as demandas da sua empresa para a melhoria da qualidade do trabalho entregue.

A partir daí, invista em um plano de educação corporativa que inclua treinamentos e capacitações para o desenvolvimento pessoal da sua equipe. Essa ação, além de fortalecer o seu time, aumenta a satisfação e engajamento dos seus colaboradores e desperta o interesse dos talentos do mercado.

Estabeleça uma relação de confiança

A confiança é uma troca. Isso significa que você deve confiar na sua equipe para que ela confie no seu trabalho e na sua empresa como um todo. Portanto, dê responsabilidades desafiadoras aos seus colaboradores e confie no potencial deles para realizar o trabalho.

Além disso, esteja sempre aberto para dar e receber feedback de forma a sempre visar o desenvolvimento e melhoria da equipe. Dessa forma, você cria uma relação de confiança com os seus colaboradores, o que torna o ambiente da sua empresa mais agradável e motivador.

Crie um ambiente de trabalho favorável

Um bom ambiente de trabalho é indispensável para uma empresa que deseja atrair e reter talentos. Podemos citar as questões mais práticas, como iluminação e a manutenção de uma temperatura agradável, um mobiliário correto para que as atividades sejam realizadas, afinal, uma ótima cadeira vai influenciar positivamente na rotina e na produtividade dos colaboradores. Proporcione aos profissionais um ambiente que tenha leveza, boa energia e relacionamentos saudáveis. Os bons resultados serão consequência!

Cabe ao gestor oferecer as melhores condições de trabalho para os colaboradores, investindo no espaço físico e na satisfação de cada um. Uma boa ideia é desenvolver programas que incentivem a interação entre os times, como comemorações de aniversário, grupos de corrida e happy hours, por exemplo.

Crie uma cultura de feedback

É imprescindível que a empresa institua uma cultura de feedback para o seu bom andamento. Cabe ao gestor orientar os seus profissionais, mostrando a eles o que está funcionando bem e o que deve ser aprimorado para que a empresa e o próprio colaborador possam continuar inovando e crescendo.

É importante dar feedbacks para o time e dedicar um tempo do dia para conversar com cada funcionário. O retorno precisa ser feito com total profissionalismo e de modo que se transforme em um elemento de motivação.

Implementar estratégias para atrair e reter talentos pode ser desafiador. Porém, quando realizado, traz grandes benefícios para o seu negócio como um todo, criando uma vantagem competitiva no seu mercado de atuação. Portanto, comece agora mesmo a investir em soluções infalíveis para atrair e reter talentos em seu negócio!

Gostou do texto, mas ficou com alguma dúvida ou deseja fazer algum comentário? Então deixe o seu comentário e compartilhe a sua ideia conosco e com os demais leitores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *