Liderança jovem: 4 dicas para você treinar novos líderes na equipe

Hoje em dia, a geração Y tem sido a maioria na força de trabalho. São pessoas que têm idades entre o final dos 20 e o início dos 30 anos, representando uma mudança significativa no capital humano. No mercado atual, tão competitivo e turbulento, é preciso ter líderes trabalhando com esses jovens profissionais que desejam inovar. A liderança jovem é extremamente importante em uma empresa, e é fundamental entender que a pouca idade não é empecilho para assumir grandes posições.

Os jovens têm uma forma muito diferente de olhar o mundo. São vidas muito distintas daquelas que nasceram nos anos 1970. São as diferenças nas experiências, principalmente com a tecnologia, que acabam tornando-os tão valiosos.

Quer conhecer as 4 principais dicas para treinar novos líderes na equipe e aproveitar o talento dos jovens? Então continue acompanhando e confira!

1. Fazer treinamentos especiais

A execução de programas especiais de treinamento de jovens vai ajudar a fornecer habilidades extras a eles. Liderar um time não é algo que vem de forma natural e as pessoas que têm interesse em desenvolver a liderança na juventude, geralmente, precisam de indicadores especais.

Uma das grandes oportunidades dos programas é que os jovens vão ser capazes de trabalhar ao lado dos seus colegas, podendo fazer conexões e dar apoio assim que crescerem e assumirem responsabilidades e trabalhos extras na empresa. Entre as habilidades que esses jovens vão aprender nos treinamentos especiais estão: a linguagem corporal, o tom adequado para abordar os colaboradores e a melhor forma de punir o comportamento errado.

2. Delegar novas responsabilidades

Fornecer responsabilidades extras na empresa a esses jovens líderes é um dos segredos para capacitá-los bem. Tais responsabilidades devem ser atribuídas de forma gradual aos funcionários e precisam ser monitoradas cuidadosamente para saber como eles estão lidando com as suas responsabilidades e, assim, analisar se estão ou não prontos para enfrentar novos desafios.

3. Dar feedbacks

Ao elevar o status de profissional jovem para ser o futuro líder, é fundamental reconhecer que alguns podem resistir em aceitas as suas responsabilidades, principalmente se estiverem trabalhando no local há muito tempo sem avançar. Por isso, é preciso dar aos funcionários a oportunidade de fornecer feedback de forma honesta e aberta sobre a capacidade e adequação desses líderes jovens.

Tal feedback pode ser apresentado de forma anônima, se for preciso, pois assim ajuda a incentivar a honestidade sem ter repercussões. Além disso, o feedback pode ser essencial para ajudar os jovens a aprimorar as suas habilidades de liderança.

4. Reconhecer o potencial e as qualidades de jovens líderes

Ao fazer a seleção de pessoas que vão liderar um time e que ajudarão a levar um negócio a novos patamares, é imprescindível que se reconheça as habilidades necessárias e que garanta que os profissionais tenham tais habilidades. É fundamental perceber que capacidade e confiança são sempre confundidas em líderes jovens. Enquanto muitos parecem estar bem confiantes para liderar uma equipe, eles não têm habilidades para assumir o cargo.

Em contrapartida, muitos líderes bem-sucedidos e experientes são negligenciados, pois são incapazes de deixar as suas habilidades brilhares. Logo, as pessoas responsáveis por desenvolver jovens líderes, no local de trabalho, devem conseguir ler bem as pessoas e compreender a melhor maneira de aprimorá-las para que elas alcancem o seu pleno potencial.

Enfim, esse é o momento das empresas, principalmente as startups, abraçarem as lideranças jovens e todas as suas potencialidades. É hora de pensar em liderança jovem, focando sempre na inovação. É o momento de mudar, de fazer do futuro uma grande prioridade para todas as gerações!

Gostou dessas dicas sobre a liderança jovem nas empresas? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então aproveite para acompanhar tudo nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Autor(a)

Compartilhe