A Habilidade de ser Solution Oriented no Mercado de Trabalho

Já sentiu medo ou ansiedade quando encontrou algum problema à sua frente? Não conseguiu se adaptar a um novo desafio?  Hoje vamos contar sobre um dos pilares do modelo de desenvolvimento da AIESEC, o Solution Oriented, ou traduzindo… ser orientado a solução e como essa habilidade impacta no mercado de trabalho.

Solution Oriented


Sabemos que problemas surgem em todos os momentos, seja em momentos da sua vida pessoal ou no ambiente profissional. É  natural que as pessoas se sintam bloqueadas ou nervosas em situações de tomada de decisões, ou quando é necessário tomar algum risco. Entretanto, você deve saber que assim como os problemas surgem, novas soluções para eles também existem e estão aguardando para serem descobertas.

E são nesses momentos que se destacam as pessoas Orientadas para Soluções:  não importa o tamanho do problema, elas sempre sabem o que fazer. Mas tornar-se orientado para a solução não significa que você terá todas as respostas, significa que você está se concentrando mais nas possíveis soluções do que no problema em si. Concentrar-se no problema é um erro, faz com que você fique ainda mais nervoso com a situação, o que não é uma coisa muito boa. Essa energia deve ser gasta pensando na resposta para o problema.

Ser Orientado á Solução é ser uma pessoa que se adapta e demonstra resiliência diante dos desafios, que transmite positividade pela incerteza e assume riscos quando necessário.

Como um dos quatro pontos do Modelo de Desenvolvimento de Liderança da AIESEC,  em Oriented Solution seu papel é se tornar um líder, que será capaz de lidar com as questões mundiais. A AIESEC desenvolve características essenciais em um jovem para iniciar uma jornada de liderança para toda a vida.

Por que devo ser uma pessoa voltada para soluções?

Quando aparecem problemas, como líder, você deve ser capaz de se levantar e não apenas encontrar uma solução, mas também colocá-la em prática. Mesmo que a maneira mais confortável seja passar o problema para outras pessoas, situações como estas são oportunidades de se desenvolver e sair da sua zona de conforto. Afinal, é só no momento em você sai da sua zona de conforto que começa o seu desenvolvimento.

Como Thomas Edison – o inventor das lâmpadas – disse: “A oportunidade é perdida pela maioria das pessoas porque está vestida de macacão e parece um trabalho.“ Portanto, olhe para as adversidades como oportunidades para exercitar a habilidade de criar,  por conta própria, meios e alternativas de saída para o seu problema.

Mercado de trabalho

Sem dúvidas o profissional com a capacidade de encontrar soluções em meio a desafios é muito procurado no ambiente profissional. O pensamento rápido e a resiliência são um dos fatores mais importantes para o sucesso profissional e, em resumo, diz respeito à capacidade de superar adversidades e se fortalecer a partir dessa superação.

Ao transmitir positividade, um profissional motiva sua equipe, dando subsídios para que a equipe seja tão resiliente quanto o próprio profissional Por fim, tomar riscos quando necessário pode ser o diferencial para que uma empresa atinja o sucesso e se destaque em relação à concorrência.

Como desenvolver na prática?

Existem muitos cursos e até mesmo matérias da faculdade que te preparam com o conteúdo teórico, porém, não lhe dão a oportunidade de vivenciar na prática este desafio, o que acaba colocando jovens no ambiente profissional sem uma experiência real de tomada de decisão e planejamento em situações difíceis.

Pensando nisso, a AIESEC tem um programa que possibilita essa experiência, onde o jovem será inserido em um ambiente que irá proporcionar seu desenvolvimento por meio de experiências reais e desafiadoras, esse programa é o Talento Global .

Talento Global é a oportunidade de desenvolver sua liderança com uma experiência de trabalho internacional de 6 até 72 semanas onde você tem a chance de viver em um ambiente profissional e corporativo, preparando-o para o mercado de trabalho e para a construção de uma carreira sólida.

A AIESEC oferece aos jovens um espaço real para entenderem o mundo e desenvolverem. Espero que, ao ler este post, você tenha refletido sobre o grande diferencial que é ser Orientado para Soluções no mercado de trabalho, e a importância dessa habilidade para o ambiente profissional.

Você pode gastar energia pensando no problema, ou pensando em uma solução. Com qual das opções você quer gastar a sua?

Por Guilherme Junior

Veja mais em: https://aiesec.org.br/blog-aiesec/

Autor(a)

Compartilhe