Como alcançar a igualdade de gênero por meio de um intercâmbio?

Entenda como você pode empoderar mulheres e alcançar a igualdade de gênero com o apoio da AIESEC 

Um dos objetivos do milênio, segundo a ONU, é acabar com a desigualdade de gênero até 2030. Contudo, dados do Global Gender Gap Report 2022, do Fórum Econômico Mundial, mostram que levará cerca de 132 anos eliminar essa desigualdade. Segundo o mesmo relatório, dos 146 países cobertos pela pesquisa, houve uma redução de apenas 22% na diferença de empoderamento político.

Combater a disparidade de oportunidades entre os gêneros é essencial para que mulheres do mundo todo possam ter seus direitos reconhecidos, desfrutando de uma vida sem desigualdade salarial, com respeito aos seus corpos e opiniões, livres para se expressarem e para serem ouvidas.

Atingir a igualdade de gênero é grande desafio, mas é possível, e com a AIESEC, você pode contribuir para que esse cenário aparentemente tão distante, se torne cada vez mais real.

Por meio do nosso programa de intercâmbio, o Voluntário Global, você pode impactar de forma positiva a vida de meninas e mulheres em diversas partes do mundo, colocando em prática o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero, um dos 17 objetivos traçados pela Organização das Nações Unidas para alcançar a garantia de uma vida digna para todas as pessoas.

Como fazer a diferença

Empoderar mulheres e alcançar a igualdade de gênero é uma das grandes metas propostas pela ONU na Agenda 2030. O ODS 5 busca orientar, de forma geral, para:

  • Acabar com as formas de discriminação, violência e práticas nocivas contra meninas e mulheres;
  • Reconhecer o trabalho de assistência e doméstico;
  • Garantir o acesso à saúde sexual e reprodutiva;
  • Assegurar a participação plena em cargos de liderança nas esferas políticas, econômicas e públicas;
  • Aumentar o uso de tecnologias para empoderar;
  • Realizar reformas para garantir esses direitos, além de adotar e fortalecer políticas sólidas e legislações que sejam aplicáveis.

Empoderando mulheres com a AIESEC

O Programa Voluntário Global é colocado em prática através de um intercâmbio que proporciona experiência em ONGs, escolas ou fundações em vários países. Todos os projetos contemplados pelo Programa são vinculados aos 17 ODS da ONU e te permitem impactar a vida de outras pessoas. Por meio dessa vivência, você pode contribuir para que comunidades carentes alcancem melhores níveis de desenvolvimento.

Além da oportunidade de deixar sua marca no mundo, você pode se beneficiar conhecendo novas culturas, aprendendo e evoluindo com os desafios em um lugar diferente. É isso mesmo, adeus zona de conforto! 

Já imaginou cooperar para que meninas e mulheres tenham mais qualidade de vida, acesso a uma boa educação e a boas oportunidades? Isso seria incrível, e você pode tornar esse caminho mais fácil contribuindo com projetos que fortalecem a causa feminina. 

A AIESEC trabalha com vários projetos voltados para o empoderamento feminino, todos vinculados com o ODS 5. Para deixar seu impacto no mundo, basta escolher qual projeto se encaixa melhor com seus propósitos.

mulheres com igualdade de genêro.

A melhor experiência ao seu alcance

Com nosso Programa, você evolui ao mesmo tempo em que causa mudanças positivas em comunidades de outros países. O Voluntário Global pode te proporcionar:

  1. Novas experiências em outras culturas, permitindo uma troca rica de conhecimentos e experiências;
  2. O desenvolvimento de novas habilidades, como liderança e outras soft skills que poderá te destacar no mercado de trabalho;
  3. A prática de outro idioma com nativos.

Mude o mundo

Com o programa Voluntário Global, você pode mudar o mundo de uma menina. Pesquise, questione e empodere mulheres. Vem junto com a AIESEC desenvolver mulheres do mundo todo.

Se você se identifica com o ODS 5 e deseja transformar o contexto dessas pessoas, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva, vem ser um Voluntário Global

Por Beatriz Caldas e Rogeslane Santos

Autor(a)

Compartilhe