Como aprender idiomas de forma gratuita?

Conheça 6 plataformas interativas e acessíveis que vão te ajudar a aprender outros idiomas

Atualmente, é imprescindível que todo jovem desenvolva a capacidade de se comunicar em outros idiomas, uma vez que essa competência abre caminhos no âmbito pessoal, profissional e até cultural de sua vida. 

Segundo a Revista online CEFOPNA (Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano), cerca de 75% da comunicação escrita globalmente e 90% dos conteúdos disponibilizados na internet são em inglês. Assim, é de extrema importância o processo de aprendizagem de uma nova língua, já que beneficia no seu crescimento pessoal, gera um diferencial competitivo no mercado de trabalho e impulsiona a possibilidade de realizar um intercâmbio e vivenciar novas culturas.

Diante dos avanços tecnológicos, surgiram diversos meios de aprender um novo idioma, de forma mais prática, fácil e sem a necessidade de investimentos financeiros ou de dedicar muitas horas de estudo. Pensando nisso, trouxemos uma lista com 6 plataformas voltadas para o estudo de línguas estrangeiras, de forma divertida e intuitiva.

1. Interview Warmup

O site foi criado pelo próprio Google e tem como propósito auxiliar as pessoas que possuem o interesse em treinar o idioma inglês e buscam se preparar para um processo seletivo no exterior. Utilizando-se da inteligência artificial, a ferramenta ajuda na simulação de uma entrevista, em diversas áreas como: Análise de dados, E-commerce, Suporte em T.I, Gestão de projetos e UX Design, gerando ‘insights’ conforme as suas respostas. 

Assim, você consegue melhorar a sua fala, de forma ágil e garantindo maior sensação de conforto nas respostas, aumentando as suas chances de conseguir uma oportunidade em outro país.

O Interview Warmup também é uma ótima alternativa para auxiliar na sua preparação para os programas de intercâmbio profissional da AIESEC.

2. Busuu

A plataforma permite o estudo de novas línguas por meio de exercícios que podem ser baixados e realizados offline. O grande diferencial desse aplicativo é o contato com nativos da língua escolhida, além do seu foco em gramática, oferecendo aos estudantes alguns PDFs com regras gramaticais, a ampliação do vocabulário e o estímulo da conversação

No serviço também há uma comunidade, com cerca de 120 milhões de pessoas pelo mundo, que possibilita a troca de informações em fóruns, onde os alunos postam frases e os nativos corrigem, apontando erros e acertos. Há também a possibilidade de gravar áudios, permitindo que os estudantes possam evoluir em sua pronúncia.

3. Forvo

Um dos maiores desafios para qualquer estudante de uma nova língua é pronunciar as palavras corretamente. Pensando nisso, a ferramenta Forvo é o maior dicionário online de pronúncias do mundo, que cataloga milhões de palavras e frases do cotidiano, com mais de 6 milhões de palavras pronunciadas, em cerca de 400 idiomas, gravadas por um nativo, possibilitando que você aprenda as pronúncias corretamente. 

A plataforma seleciona diariamente o “idioma do dia”, onde é apresentado o número de falantes dessa língua, o número de falantes no Forvo e as palavras já pronunciadas, viabilizando assim seu aprendizado.

Pessoa estudando outros idiomas.

4. Beelinguapp

A promessa da Plataforma Beelinguapp é tornar o aprendizado de um idioma simples e divertido por meio da leitura de textos, artigos e ouvindo histórias envolventes e músicas. 

Dentro da biblioteca do aplicativo, você escolhe o gênero textual que mais lhe agrada, como aventura, clássicos, contos de fadas e histórias infantis, ou até temas mais complexos como ciência, tecnologia e/ou cultura. 

O diferencial do serviço, utilizado por mais de 4 milhões de pessoas, traduzido e narrado em 14 idiomas, é a didática diferenciada. Em todos os níveis da língua escolhida, o aluno acessa audiobooks, podendo aprimorar sua leitura, sua compreensão auditiva e aumentar seu vocabulário, bem como testar seus conhecimentos com testes de compreensão e flashcards. O aluno também pode avaliar seu progresso à medida que domina palavras mais avançadas.

5.  Duolingo

Um dos aplicativos mais famosos de aprendizado de idiomas, o Duolingo é uma plataforma simples, de fácil usabilidade e oferece diversas opções de idiomas em todos os níveis

Nele, você pode aprender a língua do zero ou realizar um teste rápido para medir o seu nível no idioma e usá-lo para treinar alguns temas avançados que deseja relembrar. 

Por meio da prática da escrita, fala e escuta, a metodologia utilizada colabora na memorização das palavras, com cards e repetições durante os exercícios. Uma das principais vantagens do Duolingo é tê-lo como aplicativo no celular, facilitando o estudo do idioma de qualquer lugar e a qualquer hora. A ferramenta é gratuita, mas possui um plano extra de assinatura.  

6. Tandem

Criada em 2015 por um grupo de amigos, o Tandem funciona como uma rede social, onde há mais de 10 milhões de usuários e mais de 100 idiomas para aprender. 

As pessoas se conectam visando viver um “intercâmbio on-line“, trocando experiências e procurando evoluírem na língua desejada. Você se conecta com pessoas que queiram aprender o português, ou outro idioma que você fale e, simultaneamente, você pode desenvolver-se no idioma do seu parceiro. 

Por meio de chamadas de áudio e vídeo e do bate-papo em texto, você tem a oportunidade perfeita para aprender novos idiomas de maneira divertida, além de fazer novas amizades.

E aí, anotou as dicas? Todas são ótimas opções para você que quer aprender uma nova língua. Porém, se você quer ir um pouco além, estudando idiomas por meio de uma experiência prática em outro país, conheça os programas de intercâmbio da AIESEC.

Veja também nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Matheus Bittencourt

Autor(a)

Compartilhe