Como atingir todos os 6 valores da AIESEC

Você conhece a AIESEC?

A AIESEC é a maior organização de liderança jovem do mundo e trabalha, por meio de intercâmbios profissionais e voluntários, com o propósito de atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas, através do desenvolvimento de liderança jovem

Dentro da AIESEC, é possível desenvolver diversas habilidades em uma experiência prática de liderança. Através do modelo de liderança da organização, o membro recebe suporte para o seu desenvolvimento pessoal, com base nos valores internos da organização e na trajetória do trabalho voluntário.

Por meio dos valores da organização, é possível se integrar mais com a sociedade, se conectar com outras pessoas e se engajar em causas importantes para as pessoas ao seu redor e para seu crescimento pessoal.

Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Valores da AIESEC

Para garantir o desenvolvimento de seus membros, a AIESEC possui um método para desenvolver liderança jovem com base nos 6 valores base da organização. Conheça cada um deles:

Buscar excelência

A organização se esforça continuamente para entregar a mais alta qualidade em tudo que se empenha em fazer, melhorando sempre através da criatividade e inovação. Para isso acontecer precisa-se focar em dois objetivos principais:

  • Auto-desenvolvimento com base em feedbacks
  • Aprendizado contínuo

Ou seja, é necessário que o jovem aprenda a dar e receber comentários construtivos, entendendo suas forças e fraquezas pessoais, buscando uma comunicação efetiva com aqueles ao seu redor, criando planos de desenvolvimentos pessoais, nutrindo curiosidade sobre as coisas e aprendendo sempre novos métodos e estilos de aprendizagem.

Demonstrar integridade

É importante ser sempre constante e transparente em suas decisões e ações. Para cumprir seus compromissos e manter uma conduta alinhada com aquilo que imaginam, é fundamental que:

  • Faça a coisa certa
  • Viva a autenticidade

Como fazer isso? Primeiro é necessário que você conheça seus valores pessoais, entenda sobre a ética e moralidade e saiba tomar decisões efetivas com tudo isso em mente. Entendendo seus valores pessoais, abraçando sua identidade pessoal e praticando sempre o autoconhecimento você consegue com facilidade cumprir completamente os dois objetivos.

Curtir a participação

Você precisa celebrar e curtir o que representa na sociedade, mostrando a força juvenil e a energia que deve colocar em tudo o que faz. Portanto, é necessário que:

  • Demonstre entusiasmo
  • Tenha orgulho de quem você é

É importante que você entenda como espalhar motivação, abraçando seu papel dentro do seu time de trabalho, conectando suas paixões com aquilo que você está fazendo. Você precisa, acima de tudo, se aceitar. Assim você poderá construir um senso de comunidade e expressar sua identidade da melhor maneira possível.

Agir sustentavelmente

Deve-se agir sempre de maneira sustentável para a sociedade, tendo sempre em mente que nossas decisões devem levar em conta as necessidades das gerações futuras. Como fazer isso?

  • Tomando decisões de longa duração
  • Gerenciando recursos de forma sustentável

Faça planejamentos duráveis, pense analiticamente antes de tomar suas decisões. Use práticas para gerenciar os recursos que serão seus e de outros que chegarão posteriormente e, enquanto isso, entenda como gerenciar os riscos e pratique até se tornar capaz de organizar suas prioridades da melhor forma para você e possíveis envolvidos.

Ativar liderança

Isso significa que você precisa ter em mente que será exemplo e inspiração para que outros também liderem, você fará isso através de suas ações e seus resultados. Sendo assim, deverá assumir a responsabilidade de desenvolver a liderança do outro, os inspirando a serem novos modelos. Para isso você precisa:

  • Praticar empatia
  • Inspirar outros

Precisará aprender a escutar ativamente, desenvolver os níveis de empatia e praticar ainda mais uma comunicação efetiva para que saiba como contar sua história para outras pessoas e treinar outras pessoas.

Viver a diversidade

O último valor também é um dos mais importantes. Viver em sociedade envolve aprender a lidar com diferentes pessoas e histórias de vida, haverão diferentes opiniões sobre um mesmo assunto e você pode ser contrariado no meio disso, por isso, é importante que saiba respeitar, incluir e encorajar a contribuição de outros. Como?

  • Construindo espaços inclusivos
  • Capitalizando as diferenças uns dos outros

Você precisa entender os diferentes backgrounds que seu time tem (de onde vêm, sua cultura, seus costumes…), entender sobre diversidade, equidade e a inclusão e assim, criar espaços de inclusão e segurança para cada um dos membros. Treinando outras pessoas com base em sua força, avaliando pontos fortes e fracos, além de demonstrar uma escuta ativa para garantir os próximos passos.

Quer saber mais sobre a AIESEC e seus valores?

Todos esses valores são desenvolvidos de maneira fluída dentro da experiência de membresia da AIESEC. Quer saber mais sobre a organização e como se tornar membro? Clique aqui e se inscreva em nosso processo seletivo.

Autor(a)

Compartilhe