Como desenvolver sua inteligência emocional com a AIESEC?

Inteligência emocional é uma competência muito procurada no mercado de trabalho. Porém, você sabe o que ela significa?

Em resumo, a inteligência emocional é a capacidade de lidar com suas próprias emoções e com as emoções de outras pessoas. De acordo com o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional tem 5 pilares: conhecimento das próprias emoções, controle dos sentimentos, automotivação, empatia e bons relacionamentos.

Entender o que os outros sentem é essencial para trabalhar em equipe e também para ser um bom líder, além de ser muito importante para nosso desenvolvimento pessoal. É por esse motivo que essa competência é tão valorizada por empresas e por organizações como a AIESEC.

Agora, você sabia que a inteligência emocional pode ser desenvolvida com a prática? Aqui nesse post você vai saber como desenvolver essa competência, e como a AIESEC pode te ajudar nesse processo.

Se conheça!

Autoconhecimento é uma das habilidades mais necessárias para seu desenvolvimento pessoal e profissional, e ela está diretamente relacionada com a inteligência emocional.

Se conhecer bem, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, melhora sua percepção própria. Isso faz com que você tenha uma melhor noção de como investir seu tempo. Além disso, ter uma compreensão clara de suas fraquezas evita possíveis frustrações, uma vez que você já sabe quais áreas que precisam ser trabalhadas.  

Na AIESEC, todos os membros são incentivados explorar seu autoconhecimento, por meio de feedbacks, testes de personalidade e situações práticas. Quer fazer se conhecer melhor? Confira nossa lista de testes de personalidade.

Entenda suas emoções

As emoções são sinais que seu corpo transmite quando algo está indo bem ou não. Escutá-las é muito importante para sabermos se há algo de errado.

Quando estamos ansiosos, por exemplo, o corpo vai reproduzir um sentimento de ansiedade, e isso pode travar nossas ações. Entretanto, a ansiedade pode ser um sinal para você parar, descansar e tirar um tempo para si.

Não existem emoções boas e ruins, todas elas são importantes e válidas. Tudo vai depender da forma que você lida com elas.

Esclareça suas motivações

O que faz você permanecer em um cargo, time, projeto, ou algo do tipo, disciplina ou motivação?

A disciplina pode nos levar muito longe, mas se nossa motivação acaba, ser apenas disciplinado não vai adiantar tanto.

Ter motivos bem definidos para estar fazendo algo é fundamental para evitar possíveis desistências. Assim, saber quais são seus elementos motivadores é uma das características de uma pessoa que tem inteligência emocional.

Uma dica simples para lembrar da sua motivação é anotá-la em um papel. Você pode checar seus motivos pessoais de tempos em tempos, para saber se eles ainda fazem sentido, ou se precisam ser substituídos por outros.

idioma-cultura

Tenha empatia com os outros

Desenvolver sua inteligência emocional é essencial para construir relações interpessoais mais saudáveis. Um ponto indispensável para isso é ser empático com as outras pessoas.

Ter empatia é saber se colocar no lugar do outro, entender como ele está se sentindo e não exigir da outra pessoa algo que você não iria querer para si.

Saber o que outra pessoa precisa é um passo muito importante para ser mais inteligente emocionalmente. Além de ter uma boa noção dos seus sentimentos, você precisa estar ciente das emoções do outro para entender qual é a melhor forma de agir.

Combine suas emoções com valores

Não basta ser emocionalmente inteligente se seus valores não estão bem alinhados. Uma pessoa que tem inteligência emocional, mas não tem valores definidos, pode acabar se tornando alguém arrogante e manipulador.

Assim, definir seus valores é outro ponto fundamental para desenvolver sua inteligência emocional.

Durante a experiência de membresia da AIESEC, cada pessoa vivencia situações que colaboram para o desenvolvimento da sua inteligência emocional. Os programas de intercâmbio da AIESEC também colaboram para esse desenvolvimento, uma vez que essa competência é extremamente valorizada na organização.

Ficou interessado em fazer parte da nossa organização ou realizar um intercâmbio? Conheça nossa página e confira nossas oportunidades.

Conheça também nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Beatriz Caldas

Compartilhe

Nossos intercâmbios com descontos de

*Promoção válida por
período limitado.