Como formar líderes de sucesso? Confira o nosso passo a passo!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Saber como formar líderes é crucial ao sucesso e sustentabilidade de toda empresa. Um líder é diferente de um chefe. Além do poder posicional, proveniente da sua função dentro da empresa, o líder conta com autoridade, que vem do seu exemplo diário.

Por essa razão, para transformar um funcionário em líder, o processo de promoção não é suficiente. É preciso refletir sobre questões mais amplas, como desenvolver competências comportamentais, oferecer bons feedbacks e monitorar os resultados alcançados.

Nos tópicos seguintes, explicamos o passo a passo para formar líderes de sucesso. Para saber mais sobre o tema, continue a sua leitura com atenção. Vamos lá!

Identifique o perfil de liderança

Primeiro, é preciso identificar o estilo de liderança dos profissionais. Alguns são líderes de perfil dominante enquanto outros são mais influentes ou paternalistas. Ao conhecer esse perfil, poderá selecionar as melhores estratégias de desenvolvimento.

Nesse caso, é importante contar com uma ferramenta de análise de perfil comportamental. Elas se baseiam no método DISC, um acrônimo de: dominância, influência, estabilidade e cautela, em inglês. Assim, terá precisão em identificar o perfil de liderança.

Facilite a aprendizagem

Formar líderes de sucesso é um processo de aprendizagem contínua. O líder nunca sabe o suficiente, precisando aprender sempre mais. Portanto, o mais recomendado é facilitar todo o processo de aprendizagem.

Há muitas estratégias possíveis. Investir em parcerias com escolas de educação executiva, enviar o líder para congressos, adotar uma plataforma de cursos online ou aplicativos de mobile learning. Quanto mais fácil for a aprendizagem, melhor.

Ofereça feedbacks

Na formação de líderes, poucas coisas são tão importantes quanto o feedback. O motivo é: essa prática ajuda a identificar “pontos cegos”, incompetências que nem mesmo o profissional sabia que tinha. Do mesmo modo, permite identificar competências.

Portanto, ofereça feedbacks com maior periodicidade. Convide o profissional para conversar, explique quais são as competências e incompetências que ele apresenta e como essas características podem ser aprimoradas. Depois, estimule a melhoria.

Monitore e mensure os resultados

Outo ponto importante é monitorar resultados. Ao fazer isso, poderá avaliar se o líder está se saindo bem, o que precisa ser melhorado e como. Além disso, terá mais informações que subsidiem uma promoção, premiação ou aumento salarial.

Nesse caso, é interessante estabelecer um conjunto de indicadores diretamente ligados à atividade do profissional. Se ele atua com vendas, monitorar a satisfação dos seus clientes e o ticket médio das suas vendas é o básico. Assim, terá dados precisos.

Reconheça e recompense as realizações

Por fim, também é preciso criar uma cultura de reconhecimento. Os profissionais que entregam bons resultados devem sentir que serão recompensados pelas suas entregas, pois assim se sentirão estimulados a trabalhar.

Para tal fim, é preciso equilibrar recompensas financeiras e não financeiras (como uma vaga exclusiva na garagem da empresa). Além disso, é importante pensar sobre como essas recompensas despertam o interesse dos líderes. Então, terá melhores resultados.

Como pode observar, o passo a passo para a formação de líderes de sucesso começa com a identificação do perfil de liderança. Outro ponto importante é investir na aprendizagem, fazendo com que os talentos conheçam o papel do líder. Oferecer feedbacks, mensurar e recompensar resultados são pontos que também não podem faltar.

Gostou do nosso artigo? Quer receber novos conteúdos sobre gestão, liderança e negócios diretamente em seu e-mail? É só assinar nosso newsletter. Vamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *