Como selecionar pessoas para sua empresa

Saber como selecionar pessoas com boas qualificações e perfis compatíveis para trabalhar em uma determinada empresa não é uma tarefa fácil. Ainda mais porque um processo de recrutamento e seleção é sempre uma grande oportunidade de melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento prestado pela companhia.

Sendo assim, investir na contratação de bons profissionais é uma decisão estratégica que costuma dar muito certo. Funcionários novos sempre chegam com um “gás” a mais, aquela vontade de fazer a diferença, e isso é muito positivo para a saúde e o clima da organização.

Melhorar o processo seletivo de sua empresa e fazer contratações mais certeiras é um dos seus principais objetivos? Então, confira as dicas que separamos para você sobre como selecionar pessoas e extrair o que há de melhor no recrutamento da sua companhia. Confira!

Saiba qual é o perfil profissional de que sua empresa precisa

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente o ‘tipo de pessoa que você está procurando’. Não basta selecionar profissionais que tenham as competências e os conhecimentos descritos para a vaga, mas é preciso achar potenciais candidatos que abracem a visão do fundador da empresa, assim como ele.

Por isso, além de procurar por competências e conhecimentos específicos, foque também no perfil comportamental de que sua empresa necessita.

Para isso, é necessário planejar e deixar claro qual é a visão da sua organização, ou seja, a razão pela qual ela existe, seus valores e o que ela pretende alcançar. Com isso, fica muito mais fácil desenhar o perfil profissional certo para o cargo.

Invista em um processo seletivo eficiente

Crie um processo seletivo bem elaborado, capaz de avaliar todas as competências e habilidades que você procura em um candidato.

Planeje antecipadamente todas as etapas do processo e o que você vai analisar em cada uma delas. Já tenha em mente o resultado que deseja, pois isso vai facilitar bastante o andamento da seleção e diminuir aquela indecisão tão comum entre os recrutadores.

Lembre-se de que você não deve contratar pessoas com quem simpatize em um primeiro contato ou que ache que podem trazer bons resultados. É preciso determinar quais são as habilidades exigidas desse futuro profissional e analisar se esse candidato será capaz de agregar valor e adequar-se à cultura da empresa.

É claro que a simpatia e a cordialidade contam — e muito — em um processo seletivo, afinal, todos conviverão com a pessoa contratada. Mas não se deixe levar apenas pelo carisma, pois muitas pessoas não conseguem demonstrar o quanto são boas em um primeiro momento.

Contrate pessoas, não habilidades

Pode parecer a melhor opção contratar pessoas especificamente habilitadas para preencher determinado cargo em uma empresa. No entanto, contratar alguém apenas por suas habilidades pode desequilibrar a companhia quando as competências exigidas inicialmente não forem mais desejadas ou primordiais.

Muitas organizações, hoje, estão preferindo contratar pessoas com base em seu perfil comportamental e alinhamento com seus valores, com o discurso de que habilidades técnicas podem ser aprendidas com mais facilidade.

Dependendo do segmento, isso faz muito sentido, portanto, avalie se essa visão também pode ser mais vantajosa para o seu processo seletivo.

Use a Internet para procurar o perfil desejado

Para chegar a bons resultados, saiba divulgar sua marca e suas ideias, assim, você atrairá pessoas com interesses semelhantes.

Entre em grupos de interesse no LinkedIn e no Facebook e aproveite para descobrir novas pessoas. Também é útil perguntar se amigos e colegas conhecem alguém que se interesse pelas oportunidades de trabalho que você vai oferecer.

Realize entrevistas e dinâmicas

Ter mais de um contato com os candidatos faz com que o empreendedor conheça cada vez mais esses profissionais e não tenha surpresas no futuro.

Portanto, prepare um cronograma que inclua dinâmicas e entrevistas, nos quais você possa observar o comportamento do candidato tanto em grupo quanto individualmente.

Faça um teste antes de contratar

Se possível, faça primeiro um contrato temporário e, apenas após a integração do funcionário com o restante da equipe, ofereça a vaga.

Pode parecer perda de tempo, mas essa é uma atitude que pode ser determinante para que sua decisão realmente valha a pena.

Contrate pessoas com a personalidade que você deseja

Observe o perfil dos profissionais que concorrem ao cargo e analise a personalidade de cada candidato. Encontrar pessoas com os valores que você deseja pode ajudar a montar uma equipe que compartilhe os mesmos conceitos, o que é fundamental para atingir o sucesso empresarial.

Procure por alguém que se adaptará à sua empresa

As empresas passam por muitos momentos com altos e baixos, e pode ser difícil trabalhar com alguém que não esteja integrado ao clima e ao ambiente corporativo.

Não importam as qualidades técnicas de um profissional talentoso se ele não se dá bem com o time. O ideal é um grupo diversificado, coeso e unido.

Ofereça benefícios competitivos

O processo seletivo é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você está avaliando os candidatos, eles também estão avaliando a empresa e a vaga em questão.

Se você deseja contratar os melhores profissionais para a sua companhia, saiba que as pessoas talentosas são mais exigentes e, por isso, buscam saber quais são os diferenciais da sua empresa.

Oferecer benefícios competitivos, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, plano de saúde e odontológico, almoço na empresa, dentre outros, é uma ótima maneira de atrair e reter talentos em sua companhia. Porém, isso deve ser visto como um plus e não como fator determinante, já que outros pontos importantes também influenciam nesses indicadores.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem diversos softwares criados para a realização de processos seletivos, que auxiliam bastante desde a etapa de triagem de currículos até a aplicação de testes técnicos ou comportamentais e a contratação do profissional.

Converse com pessoas responsáveis pelo recrutamento de empresas da sua área e pesquise sobre o tema na Internet para encontrar a solução mais adequada para o seu caso.

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