Os colaboradores da sua empresa precisam receber retornos sobre o próprio trabalho para entender se estão indo na direção correta. Isso significa que, quando há uma troca honesta de informações sobre o desempenho e performance de cada um dos membros do time, todos crescem juntos em direção ao sucesso da empresa como um todo.
É aí que entra a cultura de feedback como grande aliada. Ela pode trazer uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa como um todo. Quer saber o que é, qual a importância e como adotar essa cultura na sua empresa? Então continue a leitura e descubra!
Afinal, o que é a cultura de feedback?
Imagine que alguém está tentando encontrar um objeto com os olhos vendados. Se as pessoas ao redor oferecerem retornos sobre a proximidade do objetivo para essa pessoa, a tarefa ficará bem mais fácil, não é mesmo?
Pois saiba que algo semelhante acontece na sua empesa. Os colaboradores realizam as suas atividades diariamente, tentando gerar os melhores resultados. Porém, para garantir que gerem valor para a empresa como um todo e contribuam para o sucesso da organização, é essencial que haja abertura para que as pessoas deem feedback sobre o trabalho dos colegas.
É exatamente nisso que consiste a cultura de feedback! Ela é, portanto, uma abertura a conselhos sinceros de todos os profissionais que fazem parte do negócio. Dessa forma, em uma organização com uma cultura de feedback forte, todos sabem como emitir uma opinião da melhor forma possível e aceitam o retorno que os colegas dão sobre o trabalho realizado — inclusive os líderes e gestores.
Qual a importância da cultura de feedback para a sua empresa?
A cultura de feedback é extremamente importante para o sucesso de uma empresa, gerando uma série de benefícios para o negócio e para as pessoas que fazem parte dele. Descubra agora quais são eles!
Possibilita o alinhamento da equipe
Para que a sua empresa atinja o sucesso, é essencial que todos os membros estejam alinhados em torno de um objetivo comum. O feedback tem papel central nesse alinhamento.
Isso porque, quando a cultura de feedback é sólida, os membros do time possuem liberdade para dizer aos colegas quando há um desvio de rota. Dessa forma, todos colaboram para que a empresa esteja alinhada em torno dos objetivos estratégicos estabelecidos.
Estimula a colaboração
A cultura de feedback exige uma abertura e colaboração entre todos os membros do time, de forma que todos auxiliem uns aos outros para a geração dos melhores resultados para a empresa como um todo. Portanto, esse tipo de estratégia acaba por estimular a colaboração como um todo no negócio.
Abre espaço para uma comunicação eficiente
A comunicação interna é um dos elementos centrais para um bom ambiente de trabalho e um clima organizacional positivo. A cultura de dar retorno é uma das estratégias que gera, como consequência, uma comunicação eficiente entre os membros do time.
Assim, ao abrir canais de comunicação da empresa, permite-se que os membros do time deem sugestões sobre o trabalho dos colegas e, inclusive, dos seus líderes. Dessa forma, a comunicação se torna mais fluida e natural.
Potencializa o desenvolvimento do time
Uma outra grande vantagem da cultura de feedback para a empresa é o desenvolvimento do time. Isso porque, ao receber uma crítica adequada, o profissional passa a entender mais sobre os seus pontos fortes e fracos, sabendo quais são as competências que precisam ser desenvolvidas para que ele gere mais e melhores resultados para o negócio.
Como adotar a cultura de feedback?
Agora que você já sabe qual a importância da cultura de feedback para a sua empresa, é hora de entender como implementá-la. Continue a leitura e descubra o passo a passo para colocar essa estratégia em prática!
Capacite os colaboradores
Dar e receber feedback não é uma tarefa simples. Afinal, para ter resultado, é preciso que o feedback seja emitido de forma adequada, sempre focando nos comportamentos observáveis e competências profissionais e direcionando o profissional para o desenvolvimento.
Portanto, antes de mais nada, é essencial que você capacite colaboradores e líderes, tanto para dar quanto para receber feedback. Eles devem ser conscientizados sobre a melhor forma de realizar ambas as atividades e entender como proceder após o recebimento do feedback.
Invista nos canais de comunicação
Para que a cultura de feedback seja implementada, é preciso que você revise os canais de comunicação interna da empresa. Afinal, é por meio deles que os feedbacks são emitidos e recebidos.
Portanto, revise também a estrutura de comunicação e descubra quais são as estratégias mais e menos eficientes. Crie planos de ação para melhorar a eficiência da comunicação interna e invista em canais adequados às necessidades da empresa.
Estabeleça reuniões periódicas
Reuniões são ótimos momentos para dar e receber feedback. Portanto, deve-se estabelecer uma rotina de reuniões dentro da empresa, de forma que os profissionais tenham um momento dedicado exclusivamente para a discussão de resultados e emissão de feedbacks.
Faça avaliações de clima e satisfação
Outra forma de implementar a cultura de feedback dentro da empresa é realizar pesquisas de clima e de satisfação entre os colaboradores. Isso porque elas consistem em uma oportunidade de a equipe emitir opiniões sobre o ambiente de trabalho, relacionamento entre colegas, líderes e trabalho realizado.
Dessa forma, o RH da empresa abre espaço para que os colaboradores deem feedbacks e ainda é capaz de adotar planos de ação para melhorar os elementos apontados como negativos pelos membros do time.
Crie quadros visuais e simples
Existem quadros de acompanhamento de resultados e de planos de ação que podem ser implementados na empresa como forma de potencializar a cultura de feedback. Neles, você é capaz de estabelecer passos para o desenvolvimento dos profissionais e para a realização de atividades de forma a acompanhar, de maneira visual, tudo que ocorre dentro da empresa. A partir desses quadros, é possível emitir avaliações construtivas aos colaboradores e acompanhar o desenvolvimento de cada membro da equipe.
A cultura de feedback é essencial para potencializar os resultados da sua equipe. Afinal, ela é capaz de potencializar a comunicação interna, aumentar a colaboração entre os profissionais e, até mesmo, gerar insumos para o desenvolvimento de competências e habilidades dentro da empresa. Portanto, siga os nossos passos e comece a implementar essa estratégia dentro da sua empresa!
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também o nosso próximo artigo e descubra como realizar uma reunião de feedback na sua empresa!