Gestão de recursos humanos: esclarecemos 5 mitos para você

Se você trabalha na gestão de recursos humanos, é bem provável que já tenha ouvido diversos mitos acerca da sua profissão ou das atividades que desempenha, não é mesmo?

No entanto, ter a clareza sobre o que é da abrangência do setor de recursos humanos e o que não é, é importante para que a sua função seja cada vez mais bem executada dentro de uma organização.

Pensando nisso, elencamos 5 mitos sobre a gestão de recursos humanos e iremos esclarecê-los no post de hoje. Confira!

1. Quanto mais treinamentos forem realizados, melhor

Esse é um grande mito! Você deve ter consciência de que não é a quantidade de treinamentos realizados que vai fazer com que uma equipe seja mais bem preparada para exercer uma função, mais sim a qualidade dos mesmos.

O importante é que os treinamentos sejam feitos por profissionais qualificados, que tragam informações que somem ao dia a dia dos colaboradores e realmente façam a diferença.

2. O incentivo financeiro é a melhor forma de reter e motivar

É claro que todos gostam de ganhar um bom salário e de receber mais dinheiro de acordo com o crescimento dentro da empresa. No entanto, dizer que o incentivo financeiro é a melhor forma de reter e motivar funcionários não é verdade.

Muitas vezes, proporcionar um ambiente de trabalho agradável e saber ouvir e dar feedbacks aos colaboradores pode ser mais eficiente do que aumentos salariais.

3. Realizar pesquisas internas o tempo todo demonstra um RH ativo

As pesquisas de clima organizacional são muito importantes para o diagnóstico de diversas situações em uma empresa, porém elas devem ser feitas com uma periodicidade preestabelecida e não diversas vezes dentro de um mesmo ano.

O recomendado é que as pesquisas sejam realizadas no máximo uma vez por ano, de modo que os resultados possam ter um período para serem comparados. Desse modo, torna-se mais fácil perceber quais aspectos evoluíram e quais ainda precisam ser trabalhados.

4. A comunicação interna é de responsabilidade do RH

É possível observar que, em muitas empresas, a comunicação interna e o endomarketing acabam ficando sob responsabilidade do setor de recursos humanos, embora não seja certo.

Os profissionais com formação específica em recursos humanos nem sempre têm o preparo que um profissional da área da comunicação, como um relações-públicas ou jornalista, teria para realizar as atividades de comunicação interna.

É claro que o RH pode ser parceiro do setor de comunicação, mas este não deve ser de sua inteira responsabilidade.

5. Estagiários estrangeiros dão trabalho para a empresa

Algumas pessoas ainda têm a ideia de que trazer estagiários de outros países gera muito trabalho para a organização. Isso não condiz com a realidade, pois os estagiários tendem a somar muito na empresa.

Trazer uma pessoa com uma cultura e visão de mundo diferentes pode ser um grande diferencial para o ambiente de trabalho. Além disso, também contribui para a formação de futuros profissionais estrangeiros, que poderão ser uma vitrine para a sua empresa em outros países.

Agora que já esclarecemos 5 mitos sobre a gestão de recursos humanos, que tal você compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas deixem de pensar de forma equivocada sobre a área?

Autor(a)

Compartilhe