Uma agenda para mudar o mundo – Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O mundo passa por uma pandemia nunca antes vista. Uma reflexão que essa crise traz a todos é que a natureza, os animais, a sociedade e o planeta são de responsabilidade de todos que vivem nele. Dessa maneira, cuidar, preservar e plantar um mundo melhor é um exercício e necessidade diárias. Como organização que busca atingir a paz mundial e uma sociedade que fomente o multiculturalismo sempre, a AIESEC age constantemente para melhorar o mundo. 

17 Objetivos para mudar o mundo

Pensando nisso, a ONU (Organização das Nações Unidas), composta por diversos países, criou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, esse plano foi elaborado como parte da Agenda de 2030 que deve ser atingida pelo mundo inteiro e implementada por governos, empresas e sociedade civil. Basicamente, os ODS abordam problemas relacionados ao meio ambiente, desigualdade social, pobreza e buscam trazer o bem-estar social. 

Quais são os 17 ODS e como são formulados?

ODS 1: Erradicação da pobreza – acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 

ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável – acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

ODS 3: Saúde e bem-estar – assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. 

ODS 4: Educação de qualidade –  assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. 

ODS 5: Igualdade de gênero – alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

ODS 6: Água potável e saneamento – assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. 

ODS 7: Energia limpa e acessível – assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos. 

ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. 

ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura – construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. 

ODS 10: Redução das desigualdades – reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

ODS 12: Consumo e produção responsáveis – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 

ODS 13: Ação contra a mudança global do clima – tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. 

ODS 14: Vida na água – conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 

ODS 15: Vida terrestre – proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. 

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes – promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

ODS 17: Parcerias e meios de implementação – fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

A AIESEC e a ONU

Em 2015, em parceria com o Secretário Geral da Juventude, a AIESEC promoveu e direcionou a participação dos jovens na construção da Agenda 2030. Hoje, a organização, além de ser reconhecida pela UNESCO e ter status consultivo com o Conselho Econômico e Social da ONU, molda suas operações a fim de cumprir as metas propostas pela agenda

Se você quer saber mais sobre os ODS e saber como trabalhar para atingir as metas, acesse o material-base feito pela ONU. 

E conta para gente, com qual ODS você mais se identifica? O que você vai fazer hoje para melhorar o mundo?

Autor(a)

Compartilhe