Como selecionar pessoas para sua empresa

Selecionar pessoas com boa qualificação e perfil compatível para trabalhar em uma determinada empresa não é tarefa nada fácil. Quando se trata da sua própria empresa, menos ainda.  Por isso, preparamos algumas dicas para você selecionar pessoas para a sua empresa.

Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente o ‘tipo de pessoa você está procurando’. Não basta selecionar profissionais que tenham as competências descritas para a vaga, é preciso achar potenciais candidatos que abracem a visão do fundador da empresa assim como ele. Por isso, é necessário deixar claro a visão da sua empresa, ou seja, a razão pela qual ela existe, seus valores e o que ela pretende alcançar.

1) Invista em um processo seletivo eficiente

Crie um processo seletivo bem elaborado capaz de avaliar todas as competências e habilidades que você procura em um candidato. Para isso, o empreendedor não deve contratar pessoas com quem simpatize em um primeiro contato ou que ache que pode trazer bons resultados. É preciso determinar quais são as habilidades exigidas desse futuro profissional e analisar se esse candidato será capaz de agregar valor e se adequar à cultura da empresa.

2) Contrate pessoas, não habilidades.

Pode parecer a melhor opção contratar pessoas especificamente habilitadas para preencher determinado cargo em uma empresa. Mas contratar alguém apenas por suas habilidades pode desequilibrar a empresa quando as competências exigidas inicialmente não forem mais desejadas ou primordiais.

3) Use a internet para procurar o perfil desejado

Para chegar a bons resultados saiba divulgar sua marca e suas ideias. Assim você atrairá pessoas com interesses semelhantes. Entre em grupos de interesse no LinkedIn e no Facebook, e aproveite para descobrir novas pessoas. Também é útil perguntar se amigos e colegas conhecem alguém que se interesse pelas oportunidades de trabalho que você vai oferecer.

4) Realize diversas entrevistas

Conversar várias vezes com os candidatos faz com que o empreendedor conheça cada vez mais esse profissional e não tenha surpresas no futuro.

5) Faça um teste antes de contratar

Se possível, faça primeiro um contrato temporário e apenas após a integração do funcionário com o restante da equipe, ofereça a vaga. Pode parecer perda de tempo, mas essa é uma atitude que pode ser determinante para que sua decisão realmente valha a pena.

6) Contrate pessoas com a personalidade que você deseja

Observe o perfil dos profissionais que concorrem ao cargo e analise a personalidade de cada candidato. Encontrar pessoas com os valores que você deseja pode ajudar a montar uma equipe que compartilhe os mesmos conceitos, o que é fundamental para atingir o sucesso empresarial.

7) Procure por alguém que irá se adaptar à sua empresa

Startups passam por muitos momentos com altos e baixos, e pode ser difícil trabalhar com quem não está integrado ao clima e ao ambiente da empresa. Não importam as qualidades técnicas de um profissional talentoso se ele não se dá bem com o time. O ideal é um grupo diversificado, coeso e unido.

Você também tem alguma dica na hora de selecionar? Compartilhe nos comentários!

processo seletivo para jovens talentos