12 Curiosidades e Pontos turísticos da Hungria

Na Hungria, você encontrará incríveis parques nacionais, cavernas, castelos, catedrais, lagos e famosas águas termais. Você também verá os pontos turísticos mais interessantes, que vão além de sua incrível capital, Budapeste, e poderá explorar as maravilhosas paisagens em todos os cantos do país.

Confira agora, curiosidades e Pontos turísticos da Hungria:

12 Curiosidades e Pontos turísticos da Hungria

1 – Terra das invenções

Este país não é apenas a origem do Cubo de Mágico, mas também parte de outras invenções muito importantes da humanidade, como a programação de computadores, motores elétricos, bombas nucleares, canetas esferográficas e até a vitamina C, que foi descoberta pelos húngaros por Albert Szent -Gyorgyi.

2-  Moeda

Ainda que a Hungria faça mais parte da União Europeia desde 2004, o país não utiliza o euro como moeda.

A moeda oficial da Hungria é o florim húngaro e a boa notícia para os viajantes é que sua cotação costuma ser mais desvalorizada que o euro, fazendo com que a viagem saia um pouco mais em conta do que alguns países vizinhos e que esteja entre os países baratos da Europa para viajar.

Para se ter uma ideia, 1 florim húngaro equivale a 0,017 reais e a 0,0029 euros.

3 –  Maior caverna da Europa


A caverna Baradla tem mais de 25 km de comprimento, e com isso é considerada a maior caverna de toda a Europa.

Ela fica localizada no norte da Hungria e faz fronteira com a Eslováquia, tornando-se parte do sistema de grutas e cavernas do Parque Nacional de Aggtelek, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além de Baradla, vale destacar que várias cidades da Hungria proporcionam ao menos um passeio em cavernas entre seus principais atrativos turísticos, incluindo Budapeste, que tem o maior sistema de cavernas geotérmicas do mundo.

4 –  Atravessar a rua

Durante sua viagem, tenha atenção redobrada ao atravessar a rua. Não que o risco de ser atropelado seja muito grande, mas sim multado!

Na Hungria, os pedestres que atravessam fora da faixa e do sinal verde podem ser multados. Para evitar que você corra esse risco, aproveite para utilizar as muitas passagens subterrâneas que existem em Budapeste para atravessar as largas avenidas da capital do país.

5 – Nomes regulados por lei

Outro fato interessante entre as curiosidades da Hungria é que só é possível escolher nomes que são aprovados pelo governo, você acredita?

Ao menos a lista pré-aprovada de nomes é bastante extensa. No entanto, se você quiser escolher outro nome para seu filho, você precisará preencher um formulário para solicitar aprovação do governo.

Para diferenciá-los um pouquinho mais, é comum entre os húngaros escreverem seus nomes ou se apresentarem, usarem o sobrenome antes do nome.

6 –  Castelo de Eger

Entre os mais de 100 castelos e ruínas existentes na Hungria, o Castelo de Eger ganha destaque por sua importância histórica na forte defesa contra os otomanos em 1552.

O castelo, construído no século XIII e um dos mais antigos da Hungria, fica no alto de uma montanha e rodeado pela aldeia; dele você terá uma vista fantástica e privilegiada da cidade de Eger.

7- Um dos mais antigos da Europa

Se gosta de história, saiba que a Hungria é um dos países mais antigos da Europa! O país foi fundado em 895 aC, o que é ainda mais longo que os mais famosos França, Grã-Bretanha e Alemanha do continente europeu.

Além disso, o país certamente faz fronteira com outros sete países: Eslováquia, Áustria, Sérvia, Ucrânia, Romênia, Croácia e Eslovênia.

8 – Basílica de São Estevão

O edifício foi dedicado a Santo Estêvão, o primeiro rei húngaro do país. A Basílica de Santo Estêvão é apenas a maior igreja da Hungria e um dos 10 edifícios mais fotografados do mundo. Muito interessante, não é?

Uma das curiosidades é que a catedral ainda guarda a múmia do rei e está exposta na sala do tesouro. Construída em estilo neoclássico e concluída em 1905 após 54 anos de construção, sua enorme e espetacular cúpula tem 96 metros de altura e está aberta aos visitantes que buscam vistas panorâmicas da cidade.

9 – Terceiro maior prédio parlamentar do mundo

hungria-parlamento

O Parlamento Húngaro tem 691 cômodos, 20km de escadas e foi feito com 40kg de ouro 23 quilates.

É possível visitar o prédio, fazendo um tour pela escadaria principal, pela sala das joias de coroação, pelo salão de cúpula, pelo antigo salão da câmara alta e pela área de descanso. Durante a visita, que dura entre 45 e 50 minutos, você também aprende um pouco sobre o funcionamento do Parlamento.

10 –  Não bata copos de cerveja ao brindar!

Conta a lenda que, quando os húngaros fracassaram na revolução de 1848 contra os Habsburgos, os austríacos celebraram a execução de 13 generais húngaros brindando e batendo um copo de cerveja após cada morte. Por isso, dizem que os húngaros prometeram não mais brindarem batendo copos de vidro e, ainda hoje, é um hábito que procuram evitar

11- Metrô de Budapeste

A coroação de Arpad, o primeiro governante do povo húngaro, ocorreu em 896, e naquele ano marcou a fundação da Hungria. Por ocasião do milésimo aniversário do país, o Metrô de Budapeste foi construído em 1896, sendo o metrô mais antigo do continente europeu. Além disso, a lei proíbe edifícios na capital de mais de 96 pés de altura. O hino nacional húngaro deve ser cantado em 96 segundos. Portanto, você pode ver que 96 é um número importante neste país.

12 – Banhos Termais Hungria

hungria-banhos-termais

Ao visitar Budapeste, não deixe de conhecer uma ou algumas famosas casas de banho da cidade, considerada a capital mundial das águas termais. Uma excelente opção para relaxar o corpo depois de muita caminhada. Ao todo, existem pelo menos 120 fontes de águas termais em Budapeste e, segundo informações, a tradição é antiga, ainda da época dos romanos.

Além dessas curiosidades, a Hungria é um país super bonito e barato de se visitar. Budapeste, sua capital, é uma cidade incrível, cheia de história, com uma arquitetura surpreendente, uma rica culinária e preços super acessíveis. 

E você, quais destas curiosidades da Hungria achou mais interessante?
Deixe sua resposta nos comentários!

Venha realizar seu intercâmbio profissional na Hungria! Clique aqui e se inscreva.

Por Guilherme Junior

Autor(a)

Compartilhe