Entenda melhor o papel do business partner

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O RH é uma área estratégica para qualquer negócio. Afinal, é esse setor que é responsável por captar e manter os talentos dentro da empresa, viabilizando os melhores resultados para o negócio como um todo.

É aí que entra a figura do business partner como um grande aliado dessa atuação estratégica da gestão de pessoas. Esse cargo, também chamado de consultor interno de RH, foi criado por David Urich na década de 80. O principal objetivo desse profissional é aproximar o RH da área de negócios dentro da empresa.

Quer saber qual o papel do business partner e a importância desse cargo para a empresa? Continue a leitura e descubra!

O que é e como surgiu o business partner?

Muitos desafios batem às portas das empresas todos os dias. Para solucioná-los é essencial que o setor de RH atue como parceiro estratégico da gestão da empresa como um todo.

Observando essa situação, David Urich percebeu a necessidade de alinhar as áreas de gestão de pessoas e negócios nas organizações. Criou, para isso, a figura do business partner, como um profissional que atua dentro da organização para identificar as necessidades de cada uma dessas áreas e, a partir disso, auxiliar o setor de RH a se posicionar de forma mais estratégica dentro da empresa.

Para garantir o sucesso da atuação, o business partner deve entender profundamente tanto os processos de gestão de pessoas quanto o negócio da empresa como um todo. Dessa forma, ele é responsável por discutir e propor soluções conectadas ao planejamento estratégico da empresa.

Ele age como um conselheiro do executivo, tanto de RH quanto da empresa como um todo, garantindo o bom relacionamento entre os gestores e os colaboradores. Com isso, ele contribui para o bom funcionamento do negócio de forma global.

É o business partner que faz a análise dos treinamentos e capacitações mais adequadas para a equipe de colaboradores. Por poder transitar em todos os setores da empresa, também é capaz de identificar falhas nas lideranças e, com isto, propor soluções assertivas para os problemas encontrados.

Como o business partner ajuda o RH a alcançar melhores resultados?

O business partner é um grande parceiro dos melhores resultados da organização como um todo. Isso porque ele entende o modelo de negócio da empresa de forma ampla e global, alinhando essas características à gestão de pessoas da organização. Além disso, compreende quais são os principais desafios e mudanças às quais a empresa está sujeita.

Com isso, ele permite que o setor de RH antecipe crises e problemas, entenda o papel de cada colaborador nos resultados gerais do negócio e busque pelas melhores estratégias de gestão de pessoas, antecipando tendências futuras. Além disso, ele faz com que o time de RH estreite relações com o resto da empresa, dando destaque ao alinhamento entre ela e o time de líderes.

Nesta visão, o business partner é uma tendência para o RH do presente e do futuro. Isso porque o momento atual exige um grande dinamismo no que diz respeito à gestão de pessoas e à condução das equipes, que passou a ter responsabilidade compartilhada entre as lideranças e gestores da empresa e o RH.

Nesse contexto, o Business Partner também atua como um parceiro na hora de melhorar as relações entre a empresa e a alta gestão e os colaboradores como um todo. Atua como aliado dos gestores, buscando sempre o bem estar dos funcionários alinhado com os melhores resultados para o negócio.

Quais são os desafios do business partner?

Mesmo sendo um cargo tão importante para o sucesso da gestão de pessoas e da empresa como um todo, ainda existem alguns desafios que devem ser superados pelo business partner. Segundo Urich, esses são os cinco principais deles:

Realizar

Um dos principais desafios do business partner é o de realizar as ações propostas. Afinal, é importante tirar as ideias do papel e colocá-las em prática, definindo as ações organizacionais necessárias para que se concretizem.

Porém, por atuar com os mais diversos profissionais e diferentes áreas do negócio, ele pode ter dificuldades na hora de realizar os planos de ação. Esse desafio deve ser superado para que o profissional efetivamente impacte a realidade da empresa.

Gerar satisfação

O business partner é um profissional que trabalha com diversos públicos dentro de uma empresa, como investidores, funcionários, consumidores e gestores. Dessa forma, ele precisa entender muito bem qual a demanda de cada um deles e saber como conciliar os interesses de todos esses públicos de forma a garantir um equilíbrio empresarial.

Portanto, gerar satisfação para cada um desses públicos simultaneamente é um outro desafio que deve ser superado pelo business partner para que ele tenha sucesso nas suas atividades.

Planejar

O business partner também precisa criar planos sólidos e eficientes para as atividades da área de RH. Porém, para isso, é preciso conciliar diversos interesses que, inicialmente, podem parecer contraditórios dentro da organização.

Esse é um outro desafio da área. Ou seja, é necessário alinhar o plano de RH ao empresarial, buscando resultados que privilegiem o todo.

Prever riscos

Toda atividades dentro de uma empresa envolve riscos. Isso significa que qualquer investimento ou mudança pode levantar ameaças para a organização e, para garantir o sucesso dessa estratégia, é essencial prever e neutralizar ao máximo esses riscos.

Portanto um outro desafio do business partner é entender quais são os fatores de risco para cada uma das ações planejadas e cegar o impacto delas na estratégia organizacional de forma geral.

Capacitar

Por fim, um outro desafio relacionado ao trabalho do business partner, é o de montar uma equipe qualificada. Isso porque são os colaboradores quem efetivamente disseminam as estratégias criadas e colocam os planos em prática.

Para superar esse desafio, esse profissional precisa identificar as necessidades de treinamentos dos colaboradores que fazem parte do time e buscar as melhores formas de capacitá-los de modo que todos atuem como parceiros nessas atividades. Capacitar um time é outra tarefa árdua do business partner  para garantir o sucesso da atuação desse profissional dentro da empresa.

Como você pôde perceber neste artigo, o business partner é um profissional que pode fazer a diferença dentro da sua empresa. Ele é capaz de entender as necessidades de todas as áreas e buscar soluções eficazes para que o setor de gestão de pessoas atue como parceiro estratégico do negócio como um todo.

Viu só como o business partner pode ser a solução que você precisava para aumentar a qualidade do RH da empresa e aumentar a competitividade do seu negócio como um todo? Sua empresa já tem um business partner? Então, aproveite e comente dúvidas, sugestões ou relatos sobre a sua experiência com o cargo de business partner abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *