Intercâmbio Voluntário: como ele pode te ajudar a conhecer novas culturas?

Uma das melhores coisas que o mundo pode nos oferecer é conhecer novas culturas e pessoas, experimentando as riquezas culturais, arquitetônicas e ambientais que os outros países podem nos presentear.

E para conseguir realmente conhecer uma cultura, a melhor maneira que existe é embarcar em um intercâmbio voluntário e se jogar de cabeça no dia a dia do novo , convivendo com as pessoas nativas do seu destino e aproveitando as comidas típicas. Mas você quer saber 4 benefícios em conhecer novas culturas? Continua aqui que eu vou te contar!

4 benefícios em conhecer novas culturas através do intercâmbio

Claudinéia Raimundi em seu intercâmbio para Córdoba, Argentina. Fonte: Arquivos internos

O intercâmbio voluntário é uma das maneiras de vivenciar e conhecer novas culturas, e a experiência vai para além de só visitar um lugar novo, mas ela também possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional. Reunimos neste artigo, pelo menos 4 formas de desenvolvimento. Vamos lá.

  1. Aprender um novo idioma

Quer um jeito melhor de aprimorar uma nova língua aprendendo com os nativos dela? Durante seu intercâmbio voluntário você pode entender algumas gírias e conceitos que só eles sabem, e ainda por cima criar amizades enquanto faz isso. Aprender um novo idioma é um bônus no currículo, já que isso é um diferencial para as empresas.

  1. Desenvolver uma nova visão de mundo

Conviver com culturas diferentes impacta diretamente na forma como socializamos com as pessoas e quando lidamos com costumes, comportamentos e hábitos dos quais não estamos acostumados, é onde verdadeiramente aprenderemos a respeitar as diferenças.

  1. Ter grande diferencial no currículo

Hoje em dia, as empresas buscam pessoas singulares e criativas para operarem dentro dos seus escritórios. Ao fazer um intercâmbio voluntário e aprender valores e práticas dessa comunidade, você irá desenvolver resiliência, gestão de prioridades, soft e hard skills, além de adquirir a capacidade de trabalhar com recursos reduzidos e com responsabilidade financeira.

  1. Desenvolver a empatia

Estar em contato com pessoas de países completamente diferentes é um ótimo estimulante para desenvolver a empatia. E se tem uma coisa que é fundamental na sociedade dos dias atuais, é isso! Aprender a entender o lugar do outro é um traço fundamental para o ser humano.

Quer impactar o mundo e seu futuro? Com a AIESEC você pode se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, entre no nosso site e se inscreva no comitê local mais próximo de você!

Por Gabrielle Aguiar

Veja mais em: https://aiesec.org.br/blog-aiesec/

Autor(a)

Compartilhe