Metodologia agile para RH: por que você deve implementar agora?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que você já conhece sobre a metodologia agile para RH? Trata-se de uma nova forma de pensar, agir e executar processos que está transformando o modo como as organizações contratam e administram seus times de trabalho.

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre ela e quais são as suas vantagens para o setor de Recursos Humanos. Acompanhe!

O que é a metodologia agile?

A metodologia agile não é nenhuma novidade para setores como o de software. Criada em 2001, ela tem como base principal o Manifesto Agile — que é um documento ou declaração de princípios que fundamenta o desenvolvimento ágil de software, com ênfase na comunicação eficaz e frequente entre os times de trabalho.

De forma geral, a metodologia agile, ou metodologia ágil, como também e conhecida, é uma alternativa à tradicional gestão de projetos, funcionando como um conjunto de práticas que visam às entregas rápidas, de qualidade e com foco no cliente. Embora tenha nascido nos braços do desenvolvimento de software, pode ser aplicada a qualquer tipo de projeto.

A agile também pode ser, inclusive, de grande utilidade para os profissionais de RH, ajudando-os na melhor organização de seus processos. Isso porque algumas das técnicas agile, como veremos adiante, podem ser aplicadas à rotina desse setor.

Como ela funciona?

Com o sucesso da metodologia agile no setor de software, foi entendido que a maioria de seus conceitos poderiam ser transportados para o trabalho do departamento de RH, ajudando nos processos de seleçãorecrutamento, treinamentos, comunicação, entre outros. Tudo isso mantendo o foco no valor gerado.

Contudo, para que os bons resultados sejam alcançados, é preciso que a equipe de RH se disponha a entender a metodologia, estudando-a e sabendo adaptá-la ao cotidiano do setor, uma vez que não existem regras ou uma receita pronta. Mesmo que isso leve um tempo — afinal, é necessário compreender em quais oportunidades a agile pode ser aproveitada —, os resultados certamente valem a pena.

É possível colocá-la em prática por meio de diversas técnicas, como as seguintes!

SQUAD

Na SQUAD, as áreas específicas do negócio são divididas em times (squads), que podem tomar decisões autônomas e da maneira mais ágil e enxuta possível. Cada squad ganha seu próprio ambiente de trabalho e conta com um responsável para fazer a interligação com as outras equipes.

SCRUM

Você provavelmente já ouviu falar do SCRUM, uma das técnicas ágeis mais conhecidas. Seu objetivo é fazer com que todos trabalhem em conjunto e concordem a respeito do desenvolvimento de um projeto para, então, realizar seus respectivos trabalhos.

Sua parte operacional ocorre em um intervalo de 30 dias, divididos em intervalos chamados de sprints. Durante esse tempo, são realizadas reuniões periódicas.

Quais as vantagens da metodologia agile para RH?

Otimização do trabalho

A equipe de RH pode utilizar técnicas como as citadas acima para fazer uma divisão de trabalho mais eficiente, otimizando seus processos internos. Isso porque a criação de células independentes para lidarem com diferentes etapas de um projeto tende a funcionar de modo mais dinâmico que a estrutura tradicional de um RH.

Confere autonomia aos times de trabalho

Nas divisões de fluxos de trabalho proporcionadas pela metodologia agile, cada célula tem autonomia para lidar com os seus próprios processos, da forma que melhor julgar. Isso pode fazer com que os profissionais de Recursos Humanos se engajem e se dediquem ainda mais às suas tarefas, trazendo melhores resultados para o setor. O  líder do RH é responsável por garantir que o foco de das equipes se mantenha na mesma direção.

Para implementar a metodologia agile para RH em sua empresa, pesquise bastante e descubra quais técnicas melhor se encaixam no cotidiano de trabalho do setor. Por trazer muitos benefícios, tanto a curto quanto a médio e longo prazo, a sua adoção deve ser tratada como prioridade.

Gostou do artigo e quer continuar a leitura de conteúdos relevantes sobre RH? Acesse nosso próximo post e veja o que o setor deve fazer para atingir suas metas até o final do ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *