Por que pensar em inovação mesmo em pequenas e médias empresas?

Acha difícil penso em inovação em pequenas e médias empresas? Isso significa que, assim como a maior parte das pessoas, você imagina que inovação seja algo que demanda muito dinheiro ou um ambiente propício para criação.

Porém, inovação não é palavra mágica, nem exclusividade de gente “criativa”. Inovar é trazer ideias, modificar um modo de pensar ou de fazer as coisas, sair da rotina, repensar hábitos e costumes. E pode se aplicar a todos os departamentos de sua empresa (quiçá da vida!).

A seguir, você vai entender como pode disseminar inovação entre seus colaboradores e ter vantagens reais para o seu negócio.

A inovação em pequenas e médias empresas pode começar com os produtos

Na verdade, não importa se você vende produtos ou serviços. Em qualquer uma das opções, é possível inovar. Para fazer isso, é necessário:

  • que você conheça muito bem o público que é seu consumidor ou, no mínimo, é seu alvo;
  • que incentive a troca de ideias com a equipe com a finalidade de encontrar brechas para inovação.

Como a sua equipe percebe que o consumidor se relaciona com os produtos que vocês comercializam? De quê esse público realmente necessita? A sua equipe está buscando entender as tendências do mercado e como a sua empresa pode embarcar nelas?

Incentive seus colaboradores e parceiros de negócio a pensar além do que já estão fazendo, considerando o que realmente vai solucionar os problemas dos seus consumidores.

A inovação na sua empresa pode ser na parte de processos

A gente sempre pensa em inovação focada na experiência do consumidor. Mas você já parou para pensar na experiência de seu cliente interno, isto é, o colaborador?

Muitas vezes, a otimização dos processos é o passo mais importante para tirar a sua empresa da mesmice. Como? Veja bem, um processo que foi otimizado, suprimido ou aprimorado pode levar a equipe a melhorar em produtividade.

A inovação da área de processos também pode eliminar falhas e localizar etapas que podem ser automatizadas, o que, evidentemente, vai gerar economia e evitar repetições que atravancam a fluidez dos processos de trabalho.

A inovação pode ser no modo como se comunica com seus consumidores

Nada melhor do que alguém que conversa com a gente do nosso jeito, com uma linguagem que a gente entende e que seja contextualizada. Seu consumidor também pensa assim!

Que tal construir uma comunicação bem direcionada, agradável ao seu público-alvo e que reforce a imagem de sua empresa? Inove construindo um diálogo eficiente com o consumidor, seja nas redes sociais, seja no contato direto com ele.

Crie canais de comunicação que funcionem com rapidez e que resolvam as demandas do seu público. Aliás, entenda se seu público prefere conversar via chats ou se sente mais confortável com o bom e velho telefonema. Esse cuidado vai fazer toda a diferença para a experiência dele!

A inovação pode começar pelo seu CRM

Por falar em comunicação, o CRM pode ser o passo que falta para a sua comunicação com o consumidor ser realmente eficiente.

CRM, o Customer Relationship Management, é o gerenciamento do relacionamento com o seu cliente. Ou seja, a partir dos dados que acumular a respeito dos clientes ( como dados de contato, como telefone, endereço, cidade, mas também interesses e problemas que eles gostariam de solucionar), você cria um histórico de interação e da jornada deles como consumidores.

Isso o ajudará não apenas na abordagem, mas também a criar campanhas mais bem direcionadas para quem realmente pode se tornar um cliente e para quem já o é. A ideia é evitar, por exemplo, que ofereça uma camisa estampada para quem só usa preto e branco.

Inovação em pequenas e médias empresas é um assunto que dá muito pano pra manga! E sabe quem está sempre pensando nisso? As startups! Por falar nisso, leia nosso texto que conta tudo sobre Cultura de Startup e o que uma empresa tradicional pode aprender a respeito.

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